Eficiência energética em fábrica da Coca-Cola

Com potência total de 12MW, os equipamentos serão utilizados para gerar energia e aquecimento para a fábrica, seguindo o conceito quadgeneration. Isto significa que, além das funções típicas de fornecimento de eletricidade e calor, os motores da GE permitirão a produção de água fria, dióxido de carbono (CO₂), nitrogênio e operações de engarrafamento.

A implantação de motores Jenbacher J624, entregues pela GE em janeiro de 2013, é parte do investimento de US$ 42 milhões da Coca-Cola Andina Brasil na expansão da unidade de engarrafamento. “A implantação desses equipamentos para a parte de energia da fábrica tem uma importância fundamental para ampliar a nossa capacidade de produção e atender o aumento previsto da demanda por produtos durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”, afirma Nilson Alegre, gerente de fábrica da Coca-Cola Andina Brasil.

Os motores serão instalados pela companhia brasileira de energia Light Esco e estão previstos para entrar em operação até agosto de 2013. Além de fornecer os equipamentos, a GE também dará suporte total à operação e manutenção.

A escolha da tecnologia da GE para recuperar CO₂ com qualidade alimentar permite reduzir em até 40% as emissões de dióxido de carbono, quando comparado ao uso de equipamentos separados de geração de calor e energia. Assim como em outras soluções de energia distribuída que a GE implantou em seus clientes, a Coca-Cola Andina Brasil será capaz de comercializar o excedente de eletricidade. O projeto reforça a atual tendência das empresas brasileiras pela busca de alternativas mais sustentáveis para suprir a crescente demanda de energia no País, recurso fundamental para o desenvolvimento econômico.

“Nosso projeto com a Light Esco e a Coca-Cola Andina Brasil ilustra como os motores a gás Jenbacher da GE estão apoiando um grupo cada vez mais diversificado de projetos de energia e aquecimento em todo o mundo”, comenta Rodrigo Portes, diretor-executivo da Divisão de Motores a Gás da GE Power & Water para a América Latina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.