Energia na Antártica

Para isso, a Estação Antártica Comandante Ferraz conta com três grupos geradores da Cummins Power Generation que garantirão energia 24 horas por dia ao utilizar o sistema de revezamento das máquinas a cada 250 horas. A Cummins foi escolhida por cumprir o prazo proposto para o envio do equipamento com todas as especificações necessárias.

Os grupos geradores C200D6 de 260KVA / 220V são responsáveis por suprir toda a demanda energética necessária para a reconstrução total da Base Almirante Ferraz, desde iluminação e aquecimento, até o bombeamento dos fluídos, como água, combustível e sistema de esgoto. Devido ao clima, os equipamentos tiveram de ser adequados para garantir eficácia total. Instalação de sistemas de pré-aquecimento da água de arrefecimento, aquecimento no cárter de óleo lubrificante do motor e camada adicional de proteção em todo o isolamento das bobinas de campo, de estator e de rotor, são alguma das alterações necessárias.

De acordo com Waldir Coelho, gerente da Unidade de Negócios da Cummins Rental, “está sendo muito gratificante para a Cummins Vendas e Serviços, participar da reconstrução da Base Almirante Ferraz na Antártica pela importância deste projeto para a soberania Brasileira naquele território. Tem sido um grande aprendizado ajustar os equipamentos para funcionamento em condições tão extremas de operação com a confiabilidade necessária”.

Além dos grupos geradores, a Cummins ministrou treinamento didático e prático em mecânica e eletrônica, para uma equipe de oito técnicos da Marinha do Brasil, responsáveis pela manutenção e operação dos equipamentos no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.