Horário de verão
A economia corresponde a 190 MWh, montante que corresponde à demanda de energia de um mês nos municípios de Osasco e São Caetano do Sul.
De acordo com Otávio Grilo, Diretor de Operações da AES Eletropaulo, além da redução do consumo de energia, o horário de verão evita o pico de demanda às 19:00 horas. “Há uma redistribuição do consumo de eletricidade durante todo o dia”, afirma o executivo.
Para auxiliar seus clientes a economizar energia de forma consciente, a AES Eletropaulo oferece o site http://consumomaisinteligente.com.br/simulador, no qual é possível reproduzir o ambiente doméstico e verificar o consumo dos equipamentos elétricos. Na casa virtual, o cliente seleciona cada aparelho e informa a quantidade, potência, frequência e tempo que geralmente utiliza esse equipamento. A partir dessas informações, o sistema calcula automaticamente o valor aproximado da conta de energia, incluindo os impostos.
Economia de energia também integra o tema Desenvolvimento e Valorização de Comunidades, definido pela Plataforma de Sustentabilidade da AES Brasil, que reúne um conjunto de diretrizes e metas, alinhadas ao Planejamento Estratégico das empresas do Grupo.
Confira algumas dicas da concessionária para reduzir o consumo de energia durante todo o ano:
– Mantenha a geladeira ou freezer distantes do fogão, pois devido ao calor eles utilizam mais energia elétrica para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelo menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento;
– Nunca coloque roupas ou tênis para secar atrás de geladeiras;
– Desligue o chuveiro enquanto ensaboa o corpo;
– Passe, de uma só vez, a maior quantidade possível de roupas e use a temperatura indicada no ferro para cada tipo de tecido;
– Antes de cozinhar, retire todos os ingredientes de uma só vez da geladeira;
– Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que gastam 60% menos energia que uma incandescente;
– Troque o monitor do computador por modelos LCD;
– Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético. Procure por aparelhos com selo do Procel (no caso de nacionais), ou Energy Star (no caso de importados);
– Não deixe seus aparelhos em stand by. Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função stand by utiliza cerca de 15% a 40% de energia.