Itaipu atinge produção de 50 milhões de MWh no primeiro semestre

“Com segurança, vamos buscar no segundo semestre os outros 50 milhões de MWh para bater nosso novo recorde anual”, diz o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek.

Em 29 anos de operação, desempenho similar só foi registrado em 2012, quando obteve uma produção histórica anual de 98,2 milhões de MWh. Recordista mundial de geração de energia, Itaipu tem como meta anual atingir os 100 milhões de MWh.

Para o superintendente de Operação de Itaipu, Celso Torino, fechar o semestre com 50 milhões de MWh tem como uma das explicações a qualidade do desempenho operacional da Itaipu, que vem progredindo ano a ano desde o início de sua operação, em maio de 1984.

“Questões como disponibilidade hidrológica do Rio Paraná, onde está instalada a usina de Itaipu, demanda por energia do Brasil e do Paraguai, alta disponibilidade dos equipamentos da hidrelétrica e qualidade técnica das equipes da empresa sempre foram e continuam sendo determinantes na conquista de grandes resultados”, avalia Torino.

O superintendente explica que atingir a marca de 50 milhões de MWh pela segunda vez “reforça a crença de que as medidas adotadas ao longo de 2012, na busca pela eficiência operacional, seguem fazendo efeito e, portanto, permitem concluir que efetivamente foram estruturantes e sustentáveis”.

Ele destaca, entre essas medidas, a entrada em operação de transformadores na subestação da margem direita (lado paraguaio da usina) e da linha de transmissão de 500KV Foz-Cascavel, pertencente à Copel; a otimização do plano de manutenções, que aumentou a disponibilidade das unidades geradoras em 36 dias por ano; e a implantação de lógicas de atuação automática na geração-transmissão dos setores de 60 hertz e 50 hertz, até o aprimoramento da metodologia e do plano de produção.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.