Logística reversa

A Abinee foi representada na ocasião pelo seu gerente de Responsabilidade Socioambiental, Ademir Brescansin, e pelo diretor do Grupo Setorial de Celulares, Luiz Cláudio Carneiro. Durante a entrega da proposta, foi ressaltada a importância do diálogo entre governo e iniciativa privada para a implantação dos modelos de logística reversa.

“Estamos entrando em um território novo e o diálogo é muito importante para a construção do acordo. Quanto mais transparentes forem as propostas, mais rápido será o processo”, pondera o secretário Ney Maranhão. Ademir Brescansin também reitera a importância de um trabalho conjunto na construção do acordo. “Queremos unir os esforços de todos os setores envolvidos, como os fabricantes, os importadores e o comércio em geral, de forma a trazer menos impacto para todos”, comenta.
As propostas apresentadas serão analisadas pelos técnicos do governo e a previsão é que, até o fim do ano, seja assinado o acordo setorial entre governo, fabricantes, importadores, distribuidores e comércio, ação que regulamentará a destinação ambientalmente correta dos resíduos eletroeletrônicos.
Para melhor atender aos requisitos do Edital, e em razão das características diversas que possuem os produtos eletroeletrônicos da Linha Verde (tamanho, tecnologia, composição, tempo de vida útil, entre outras), a proposta da Abinee contempla sistemas de logística reversa subcategorizados conforme o tipo de produto: telefones móveis e seus acessórios e equipamentos de informática e seus acessórios. Referindo-se especificamente aos celulares e acessórios, Luiz Cláudio Carneiro explica que a proposta busca unificar as práticas que a indústria já faz nos seus programas de responsabilidade social. “A maioria das empresas já tem programa de recolhimento. A proposta junta todos os programas para dar mais capilaridade”, destaca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.