Programa de Logística Reversa de Pilhas e Baterias Portáteis

O programa prevê o recebimento das pilhas e baterias portáteis usadas, entregues pelo consumidor ao comércio, e seu encaminhamento, por meio de transportadora certificada, a uma empresa que faz a reciclagem e destinação final ambientalmente adequada desse material.

Desta forma, a GM&C, empresa de logística contratada pelos fabricantes e importadores legais, cumpre todas as exigências para o transporte dos produtos.

Em seguida, as pilhas e baterias coletadas são encaminhas à Suzaquim Indústrias Químicas, localizada em Suzano (SP). Os custos do transporte dos materiais levados aos postos de recebimento, bem como da destinação final, são de responsabilidade das empresas participantes do programa.

A operação contempla todas as pilhas e baterias portáteis comercializadas no País, porém, com tratamentos distintos. As pilhas das marcas que participam do Programa (Alfacell, Bic, BRW, Carrefour, Duracell, Elgin, Energizer, Eveready, Kodak, Panasonic, Philips, Qualitá, Rayovac, Pleomax, Sieger, SJC Ceras) seguem os trâmites normais, enquanto as demais recebidas no mesmo lote têm tratamentos diferenciados.

Se forem regulares, a Abinee notifica a marca responsável para que assuma seu passivo, porém, se forem ilegais, as autoridades de órgãos como o Ibama, Polícia Federal, Receita Federal e o próprio Ministério do Meio Ambiente são informados para que adotem as medidas cabíveis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.