Projeto de veículos elétricos

A iniciativa atende às diretrizes do Programa Mobilidade Urbana Sustentável do município, que prevê a implantação de modais de nova geração, com baixo impacto ambiental. É também uma das primeiras ações da capital paranaense com o intuito de cumprir as recomendações do termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, durante o C-40, em Johanesburgo, África do Sul.

“A cidade cresce e precisa sempre se reinventar, precisa de novas tecnologias para o transporte, com redução dos impactos sociais e ambientais”, argumenta o prefeito Gustavo Fruet.

Os veículos movidos à eletricidade têm como principais características a emissão zero de ruídos e de poluentes. Esta é a primeira vez no País que se firma parceria envolvendo um maior número de veículos elétricos destinados ao serviço público.

O Curitiba Eco-elétrico foi elaborado em quatro fases, de 2014 a 2020, e é único no País devido ao número de veículos elétricos que serão utilizados no serviço público. Na prefeitura, o projeto é coordenado pela vice-prefeita e secretária do Trabalho e emprego, Mirian Gonçalves, e envolve a URBS, o IPPUC e demais secretarias.

“O projeto é inédito no País em sua dimensão e Curitiba se diferencia ao utilizar para o atendimento das demandas internas de sua prefeitura um modal sustentável”, explica Mirian Gonçalves.

A primeira fase já está sendo implantada com foco nos serviços da prefeitura, em especial, aproveitando a oportunidade dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. Para tanto, dez carros serão disponibilizados pela Renault (Zoe – 5 unidades; Kangoo Z.E. – 3 unidades, Twizy – 2 unidades) e 3 micro-ônibus serão concedidos pela Itaipu Binacional sem custos à PMC, de acordo com contrato em comodato firmado entre as partes. Os veículos serão destinados à Guarda Municipal, à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e ao Instituto Curitiba de Turismo.

A Guarda Municipal utilizará os carros para ronda e patrulhamento nos parques da cidade, no zoológico e ainda como módulo móvel que circulará pelas praças.

Já a Setran deve utilizá-los em seu programa de educação no trânsito e também como suporte às atividades de seus agentes. Por fim, o Instituto Curitiba de Turismo irá destinar os veículos para um Centro de Informações Turísticas Móvel, que transitará em locais estratégicos de grande aglomeração de turistas como a Arena da Baixada, intermediações das FANFEST e polo hoteleiro. Outro objetivo é dar suporte às atividades recreativas e culturais.

Na primeira fase, serão implantados 12 eletropostos (totens) de abastecimento em quatro locais considerados estratégicos para os órgãos da PMC envolvidos: rodoferroviária, Secretária Municipal de Abastecimento, Parque Barigui e Parque Tanguá.

Estão definidos dois sistemas de abastecimento, com cargas de 30 minutos e de 8 horas. A autonomia varia de acordo com o modelo do veículo. Com a bateria totalmente carregada, o Renault Zoe tem autonomia de 210 Km; o Renault Kangoo Z.E. 125 Km e o Renault Twizy 100 Km. Já os micro-ônibus possuem autonomia prevista de 100 Km, quando totalmente abastecidos. O eletroposto consiste em uma estrutura com um cabo que é conectado ao veículo para recarga.

Para a segunda fase do projeto (2015-2017), estão previstos totens de abastecimento multifuncionais que devem agregar em um único equipamento serviços de recarga, cartão transporte, recarga dos veículos, parquímetro (estar), câmera de monitoramento, botão de emergência, informações turísticas, bicicletas compartilhadas e wi-fi institucional.

Também há a previsão de estudos para implantar soluções de compartilhamento (sharing) de carros e bicicletas, inicialmente voltadas para o mercado corporativo e a serviços de interesse público. As próximas etapas (2018-2020) estabelecem estudos de integração aos diversos serviços de transporte público.

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