Smart Grid

O objetivo principal da iniciativa é apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em Smart Grids (Redes Elétricas Inteligentes – REI), estimulando a cooperação entre instituições de ensino superior, centros de pesquisa, empresas do setor elétrico e produtivo.

A intenção é contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País em temas como o desenvolvimento de equipamentos que integram as Redes Elétricas Inteligentes (medidores, chaves, transformadores, disjuntores, sensores, etc); o desenvolvimento de equipamentos de manutenção e diagnóstico para Redes Elétricas Inteligentes; qualidade de energia em Redes Elétricas Inteligentes; tarifação de energia em Redes Elétricas Inteligentes; redução de perdas comerciais e técnicas em Redes Elétricas Inteligentes; segurança de informação em Redes Elétricas Inteligentes; eficiência e sustentabilidade de Redes Elétricas Inteligentes; e operação de Redes Elétricas Inteligentes.

Os interessados em participar devem submeter suas propostas até 15 de outubro. O proponente deverá possuir o título de doutor, ser obrigatoriamente o coordenador do projeto, além de ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 8 milhões do FNDCT/Fundos Setoriais-CT-Energ, sendo que cada projeto terá o valor máximo de financiamento de R$ 800 mil, com prazo de execução de até 24 meses. Serão aceitas propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.