SunEdison e Petrobras assinam acordo para construir usina fotovoltaica

A planta terá capacidade instalada de 1,1MW e será construída em terreno adjacente à Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira, que pertence à Termoaçu S/A, cujo acionista majoritário é a Petrobras. A expectativa é que esta usina gere 1,65GWh por ano, evitando a emissão de 380 toneladas de carbono (base: geração a gás natural). 
A construção da usina faz parte de uma iniciativa liderada pela Petrobras dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).  
O projeto compreende ainda a construção de uma plataforma experimental (usina modelo) com capacidade para gerar 10kW no Laboratório de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis do Departamento de Engenharia Elétrica  da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conta com a parceria do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), localizado em Natal (RN).
A perspectiva é a expansão da rede de laboratórios para teste e certificação de equipamentos, a melhoria de dados públicos sobre geração de energia solar fotovoltaica, bem como a formação de profissionais de níveis técnico e superior dedicados a esta área.
“Estamos contentes em colaborar com a Petrobras, empresa de energia líder no Brasil, nesse ambicioso projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL, cujo objetivo é facilitar o desenvolvimento da energia solar e o crescimento da indústria fotovoltaica no País. Esse acordo demonstra nosso compromisso com o mercado brasileiro. Estamos ansiosos para expandir nosso relacionamento com a Petrobras e ajudar a diversificar a matriz energética do Brasil”, declara Pancho Pérez, gerente geral da SunEdison para EMEA, América Latina e Norte da Ásia.
Aproximadamente 50 pessoas irão trabalhar na construção da usina, cujo início das operações está previsto para o final deste ano. A usina será construída com tecnologia da SunEdison. Os 3.672 módulos solares fotovoltaicos multicristalinos Silvantis ™ de 290W serão instalados com orientadores solares A90 projetados pela SunEdison.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.