Vitrine – Ed.155

MERCADO SOLAR

A Thesan, indústria multinacional especializada em sistemas de fixação para o mercado de geração solar, apresenta um novo fixador para telhados executados com telhas zipadas, muito usadas em coberturas de grandes extensões, caracterizando-se pela ausência de frestas entre os perfis, parafusos ou fitas de vedação. A inovação da Thesan é capaz de reduzir pela metade o custo da estrutura de uma instalação solar fotovoltaica. São cinco opções de ganchos clips feitos de alumínio 6063 extrudados em monobloco, com a possibilidade de montagem sem perfil de alumínio, que chega a diminuir em até 50% os valores dos materiais do sistema de fixação, transporte e instalação. O gancho fixador pode ser montado com qualquer tipo de painel, com ou sem moldura, 60 ou 72 células, com distâncias elevadas entre os eixos de fixação. Além disso, permite o uso em qualquer tipo de subestrutura (madeira, metal, cimento). A fixação do gancho clip monobloco de alumínio é feita por parafusos em inox diretamente na crista da telha zipada sem perfuração e com o grampo terminal e intermediário fixos diretamente no próprio gancho clip.

luminarias
LEVEZA E DESIGN POÉTICO

O arquiteto Leo Romano apresenta uma coleção de luminárias com inspiração nas memórias afetivas da infância do próprio profissional – especificamente no movimento lúdico dos balões a gás, que tocam o teto depois de voar. A ideia é inverter a posição tradicional da luminária e colocar a lâmpada para cima, como se estivesse beijando o teto, enquanto que as hastes ficam para baixo, com inspiração no movimento leve e poético do balão. A linha Ball Up reúne nove peças de diferentes tamanhos e formatos, disponíveis em quatro cores (preto, prata, ouro e cobre). O objetivo é desenvolver inúmeras composições entre os modelos para gerar vários tipos de lustres. As luminárias são fabricadas pela Klaxon e são comercializadas em boutiques de iluminação de todo o Brasil.

PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO

A OBO BETTERMANN, empresa de origem alemã, possui em sua gama de produtos várias soluções para a Proteção Passiva contra Incêndio. Uma delas é espuma expansiva intumescente que age como selante corta-fogo na vedação de shafts elétricos, hidráulicos e de telefonia. O PYROSIT é moldável e adapta-se a qualquer formato, oferecendo alta aderência e a vedação corta-fogo mesmo nesse tipo de instalação. Com isso, dispensa-se a utilização de colares intumescentes nas tubulações. Algumas aplicações: shafts com cabeamento de rede, sinal e elétricos de baixa tensão; shafts hidráulicos com passagem e tubulação de PVC e ar-condicionado; shafts com passagem de leitos, eletrocalhas e barramentos blindados (Bus-Way). Principais características – classe de resistência ao fogo: 120 minutos; para aberturas de até 450 x 500 mm ou Ø 300 mm; embalagem de 380 ml acom- panha 2 bicos misturadores (Obs.: não acompanha pistola de aplicação): rendimento: 2.1 litros.

ALIMENTAÇÃO PROVISÓRIA

A Fixtil possui amplo mix de acessórios para o segmento de elé- trica. Na linha de Tomadas e Interruptores, destaque para a Tomada de Sobrepor Redonda (foto), com capacidade máxima de 10 A para aparelhos de baixa tensão 110 ou 220 V, disponível na cor cinza. O produto é fabricado em material plástico e funciona como uma tomada provisória de obras ou ambientes, com a vantagem de não precisar quebrar a parede para ser instalada, ou seja, o acessório é fixado de forma sobreposta, e posteriormente, quando o usuário não quiser mais utilizá-lo, basta removê-lo e tapar os furos dos parafusos, conservando a parede com aparência original. Também estão disponíveis o Interruptor de sobrepor e o Pulsador de campainha, ambos fabricados em material plástico, na cor cinza, com capacidade para 10 A, tendo a mesma função de fixação provisória.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A Yaskawa Elétrico do Brasil disponibiliza para o mercado nacional novas linhas de produtos, como o Inversor de Frequência L1000E (foto) e o Módulo Regenerativo R1000, ambos para uso em elevadores. O Inversor de Frequência L1000E traz benefícios e recursos de alta performance, como maior eficiência energética e vida útil, parametrização fácil, ajustes de segurança e conforto de viagem. O L1000E incorpora inovação tecnológica, resultado de um projeto especial de hardware para operação até 70.000 horas livre de manutenção. Oferece funções avançadas de controle para operar motores de indução e ímã permanente, em aplicações com máquinas de tração com ou sem engrenagem. Possui recursos para otimizar tempo de pavimentação; operações silenciosas em corrente e frequência portadora nominais; terminologia de elevadores para velocidade, aceleração e inércia; transistor de frenagem incorporado até 50 cv; e sistema de compensação de inércia. Já o Módulo Regenerativo R1000 traz maior eficiência energética em suas aplicações. De forma simples e com baixo investimento, o R1000 pode ser instalado em novos elevadores e sistemas existentes, proporcionando uma economia de energia de até 50% por ano.

BANCO DE CAPACITORES

A Engerey, fabricante de painéis elétricos, lança uma nova linha de bancos de capacitores compactos e totalmente prontos para instalações em transformadores de até 300 kVA. O produto foi criado no intuito de ampliar o acesso de empresas de médio e pequeno porte à solução. O banco de capacitor age diretamente no transformador da unidade, corrigindo o baixo fator de potência que causa multas por excedente reativo. Intitulada série BCE, a nova linha integra seis modelos de bancos de capacitores, sendo que todos seguem as normas NBR 5410 e NR 10, possuem tensão trifásica e são compatíveis com transformadores de potência de até 300 kVA. Os produtos foram projetados para oferecer uma instalação rápida e prática, além de alto desempenho, graças a uma lógica de comando automática. O painel possui contatores acionados por timer digital – ajustável de acordo com a concessionária de energia local. Cada contator é ativado exatamente no horário programado e o seguinte automaticamente 5 segundos após o acionamento do anterior. O lançamento possui entre suas especificações técnicas: grau de proteção IP54 contra poeira e projeções de água em qualquer direção; grau de proteção IK10 contra impactos mecânicos e sinaleiro branco na porta do painel indicando ‘em operação’.

PLACAS DECORATIVAS

Para ajudar a criar ambientes lúdicos, a Simon, especialista em pequeno material elétrico e controle de iluminação, traz a linha 27 Play com um conceito que permite mudar o acabamento da placa em apenas um clique. Com design moderno, em diferentes cores e estampas, as tomadas e interruptores podem ser usadas para decorar o quarto das crianças ou os espaços para brincadeiras, como as brinquedotecas, e, além disso, elas podem ser combinadas com almofadas, tapetes ou móveis de acordo com o próprio gosto. A linha dispõe de 10 estilos de placas diferentes, para trocar quantas vezes desejar. A linha possui cores quentes e frias para decorar e deixar os cômodos aconchegantes em todas as estações do ano. A Simon play 27 traz essas opções para ajudar a compor espaços aliados com a sofisticação. A ideia é converter a instalação elétrica em um elemento de decoração, totalmente exclusivo e que pode ser utilizado para deixar ambientes formais e informais.

MICROSCÓPIO PORTÁTIL

Especializada em equipamentos de medição com tecnologia de ponta, a Instrutherm oferece soluções também para o segmento de cultivo de plantas. Um exemplo é o microscópio digital portátil modelo MP-150. Trata-se de um equipamento versátil indicado para a avaliação de pragas e fungos, permitindo ser feita tanto em campo quanto em laboratório. O instrumento facilita o trabalho do produtor por ter um formato do tipo caneta, que possibilita transportar para lugares de difícil acesso. A lente permite ampliação das imagens em até 300 vezes, com foco automático e conexão USB.

instrutherm
delta-automacao
MEDIDOR DE ENERGIA

A Delta Automação Industrial apresenta o medidor de energia com antena wireless DPM-C520W, que possibilita medições de dados de gerenciamento e monitoramento de energia para tensão trifásica ou monofásica, corrente, potência ativa, potência reativa, potência aparente, fator de potência, frequência, consumo Watt/h e energia reativa. O DPM-C520W oferece comunicação sem fio por WiFi em rede local, facilitando a instalação em novas máquinas ou existentes que não possuem um ponto de acesso cabeado tradicional. Isso permite monitoramento remoto e coleta de dados para sistemas SCADA ou software de gerenciamento de energia. Além disso, o medidor fornece uma porta serial RS-485 Modbus RTU, para comunicar dados com CLPs ou outros sistemas locais. Um recurso de agrupamento de parâmetros aumenta a eficiência da comunicação para agilidade da informação, aumentando assim a taxa de transmissão e diminuindo o tráfego das informações. Os medidores sem display DPM-D520I têm tamanho compacto e montagem em trilho DIN, permitem monitoração de alimentadores e entradas de energia em pequenas e médias instalações sem a utilização de transformadores de corrente e de potência até 63 A. O medidor D520I ainda possibilita registro de demanda mensal – o operador pode selecionar a data de fechamento da demanda do mês. Todos os medidores da Delta atendem à norma IEC62053-22 Classe 0.5S para precisão de energia.

MONTAGEM DE PEÇAS

Pioneira em robôs industriais e colaborativos e em serviços digitais avançados, a ABB apresenta um novo modelo de robô. Trata-se do modelo IRB 1100, o menor e mais leve robô da companhia. Ampliando o portfólio em soluções rápidas e precisas para a montagem de pequenas peças, foi desenvolvido para atender necessidades específicas de fabricantes de eletroeletrônicos e medicamentos. Essas indústrias precisam de robôs capazes de manipular peças pequenas, na maioria das vezes frágeis, com velocidade e qualidade. O IRB 1100 oferece tempos de ciclo até 35% mais rápidos para maximizar a produtividade e é operado pelo novo controlador Omni-Core™ da ABB, que oferece flexibilidade, conectividade e performance para a fábrica do futuro. O modelo ocupa uma área total 10% menor e é 20% mais leve em relação às gerações anteriores. O robô também permite operações mais flexíveis de cargas pesadas, com ferramentas e terminais complexos. O modelo tem duas versões, ambos com carga útil de 4 kg – um com alcance de 475 mm, e outro de 580 mm.

abb
PUXAMENTO DE FIOS

Preocupar-se em manusear cabos e fios em instalações elétricas faz parte da rotina de eletricistas. Atualmente, existem soluções adaptadas que colocam em risco todo o trabalho do profissional. Foi pensando nisso que a 3M desenvolveu o lubrificante para puxamento de fios e cabos para facilitar esse processo. O lubrificante 3M é feito à base d’água, portanto, não danifica a superfície dos cabos, não macha, não deixa resíduo e é muito mais fácil e limpo de se manusear. Ele substitui o uso de outros líquidos não recomendados que podem comprometer a qualidade da instalação e corroer fios e cabos. O produto é indicado para instalações elétricas em geral, de TV a cabo, antenas, linha telefônica, extensão e interfones. Por ser feito a partir de água, o lubrificante não é inflamável. O lubrificante 3M para puxamento de fios e cabos é comercializado nas principais redes de revenda pelo país. A solução é produzida no Brasil, com tecnologia exclusiva 3M.

TESTE DE FIBRA

A Fluke Networks, líder mundial no fornecimento de soluções de teste de rede e monitoramento, apresenta ao mercado brasileiro o refletômetro óptico no domínio de tempo de alta faixa dinâmica OptiFiber® Pro HDR, primeiro testador de fibras corporativas (OTDR) que atende às demandas de empreiteiros, instaladores e provedores de rede em uma única solução capaz de lidar com aplicações que vão desde FTTx, PON e data centers até cabeamento estruturado com classificação de categoria. Com uma interface eficiente e intuitiva, o novo testador da Fluke Networks permite aos usuários reduzir os custos em 65% ao testar, certificar e realizar a manutenção das instalações de rede de cobre e fibra, ao mesmo tempo em que melhora a produtividade e aprimora a confiabilidade da rede. Os OTDRs são equipamentos que analisam a transmissão da fibra óptica, para assegurar a qualidade das conexões ópticas e das emendas. O OptiFiber Pro HDR OTDR da Fluke Networks foi projetado para suportar a crescente necessidade de um OTDR conseguir testar e documentar aplicações HDR que suportem ligações back-haul e long-haul de instalações externas (OSP), P2P, rede óptica passiva (PON) e instalações de fibra.Três novos módulos monomodo endereçam 1.490 nm, 1.625 nm e combinam 1.310/1.550 nm com um alcance dinâmico de até 42 dB, permitindo que os usuários encontrem mais falhas em longas distâncias.

fluke

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.