Intral é a única fabricante de lâmpadas bulbo de LED no Brasil
Fundada em janeiro de 1950, a Intral SA, indústria de Caxias do Sul (RS) líder no mercado de fabricação de lâmpadas, luminárias de LED e drivers, possui mais de 70 anos de pioneirismo no setor e adaptações ao mercado. Atualmente, ela é a única empresa do Brasil a produzir lâmpadas bulbo de LED envolvendo todo seu processo.
De acordo com o coordenador de engenharia Tiago Maggi, o diferencial da Intral fica na fabricação em território nacional de 100% dos componentes desse modelo, passando pela parte mecânica até o embalo do produto final. “Outras empresas ou importam ou fazem a montagem das peças no país, mas nós somos os únicos que realizam o processo por completo em nossa fábrica em Caxias do Sul (RS)”, aponta.
Maggi afirma que, com uma linha de produção automatizada, a Intral produz 1.500 lâmpadas por hora. As lâmpadas, além do processo de fabricação em si e da montagem dos componentes, também passam por testes como durabilidade, funcionamento e potência, entre outros, para que o consumidor receba um material de qualidade garantida. Ainda, a empresa foca o desenvolvimento das lâmpadas junto ao Selo Procel, relacionado a economia do consumo de energia, maior eficiência e sustentabilidade.
Outro destaque da Intral é enquanto referência no mercado nacional na fabricação de drivers, dispositivos eletrônicos responsáveis por controlar a corrente elétrica que circula nos LEDs. Os drivers produzidos atendem às mais diversas gamas de produtos, desde pequenas potências até produtos mais robustos, como os destinados à iluminação pública de alta potência.
Em uma história que se confunde com o próprio desenvolvimento do mercado brasileiro de produtos de eletricidade, a Intral superou diversas barreiras tecnológicas durante seus mais de 70 anos, quando iniciou os negócios como uma pequena fábrica de reatores para as então recentes lâmpadas fluorescentes. Uma adaptação foi necessária mais adiante, com a troca de reatores eletromagnéticos pelos eletrônicos. Outra grande mudança veio com a chegada da tecnologia LED, onde o know-how e o conhecimento do negócio tiveram que ser repaginados. “Com espírito inovador, a Intral se reinventou em cada uma dessas oportunidades”, resume Maggi.