Sistema de segurança em regime de comodato

Referência mundial em sistemas de automação e em soluções de segurança para máquinas, a multinacional alemã Pilz do Brasil, assim como as demais filiais da empresa em todo o mundo, fornece a solução PROBms, um sistema de medição de força e pressão que garante a conformidade de sistemas colaborativos homem-robô (Human-Robot Collaboration – HRC).

Na prática, com o PROBms pode-se medir com precisão os valores-limite de força ou pressão do movimento do robô, especificados na ISO/TS 15066. Importante explicar que a ISO/TS 15066 especifica valores-limite de força e pressão para movimentos de partes de sistemas robóticos, levando-se em consideração cada parte do corpo, na eventualidade de colisão entre homem e máquina. Se os valores medidos estiverem dentro dos limites durante o contato entre homem e robô, considera-se a aplicação em conformidade com a especificação. Integram o sistema de medição de força e pressão PROBms películas indicadoras de pressão, scanner, molas (de modo simular as várias regiões do corpo) e o software para operar o dispositivo de medição e registrar as medidas.

“Graças a esse novo sistema de medição de força e pressão, pela primeira vez, os valores podem ser gravados com precisão, tornando o PROBms adequado para utilização industrial, principalmente levando em consideração as diferentes aplicações, por exemplo, pick & place para a indústria automotiva e eletrônica. Essa solução que a empresa oferece aumenta significativamente a segurança para os profissionais que trabalham em contato com o robô colaborativo”, acrescenta Pedro Medina, diretor geral da Pilz do Brasil.

Vantagem do comodato – A ideia de comodato em nível mundial do PROBms visa garantir que os usuários tenham sempre à disposição um sistema de medição atualizado, com maior produtividade e segurança em aplicações HRC.

O pacote da Pilz inclui também treinamento de um dia e um contrato de comodato abrangente, desde a manutenção e calibração até as atualizações de software regulares. Quando um processo HRC sofre alterações, novas medições podem ser realizadas de forma independente, a qualquer momento. Isso aumenta a disponibilidade de aplicações robóticas, bem como a produtividade de tais aplicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.