FIEE Smart Future/FIEE Smart Energy – Setor estratégico

Fotos: Luiz Alves Neto

Indústria eletroeletrônica ocupa posição de destaque no cenário de transformação digital por qual passa a economia mundial.

O papel dos setores de tecnologia e energia no avanço do processo de transformação digital do Brasil foi o principal tema das feiras FIEE Smart Future e FIEE Smart Energy, realizadas em julho em São Paulo. Organizados pela Reed Exhibitions Alcântara Machado, os eventos reuniram empresas e entidades ligadas às áreas de Elétrica, Eletrônica, Automação, Conectividade e Energia e receberam mais de 50 mil visitantes.

EMC – meio do release
PUBLICIDADE

Humberto Barbato, presidente-executivo da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) destacou que esse novo cenário de digitalização coloca a indústria eletroeletrônica no protagonismo da economia e reforça seu papel estratégico para o desenvolvimento do Brasil. “A revolução digital está se espalhando por diversos segmentos da economia. Pensar em um mundo com milhões de objetos conectados entre si é cada vez mais palpável com as novas tecnologias de digitalização. Esse conceito representa uma nova realidade que também já está presente no setor energético”, comenta.

Barbato entende que o País é potencialmente atrativo para investimentos e diz que qualquer empresa que pretenda ser líder global deve estar presente no mercado brasileiro, gerando empregos de qualidade, renda e inovação tecnológica. 

A propósito, não faltaram novidades em mais esta edição da FIEE, com destaque para as soluções voltadas à Indústria 4.0 e IoT. A questão da sustentabilidade também foi contemplada, com o lançamento de produtos destinados a contribuir para a otimização da geração e uso de energia.

A FPT Industrial, por exemplo, expôs o Gerador de energia GENEF160B BIO movido a biometano, gás natural comprimido (CNG) e gás liquefeito de petróleo (GLP), em sistemas de baixa e alta pressão. A companhia destaca que o conceito multicombustível simboliza a transformação energética, reforçando o compromisso da FPT Industrial na utilização de combustíveis alternativos e na preservação do meio ambiente.

Equipado com o motor FPT N60, o GENEF160B BIO se difere dos geradores movidos a diesel pelo sistema de injeção, que utiliza a tecnologia estequiométrica multiponto, otimizando a combustão e permitindo um menor consumo de combustível, associado a uma performance estável e otimizada para a geração de energia. “A geração de energia a gás tornou-se uma opção extremamente vantajosa para produtores que investem alto em tecnologias sustentáveis para aumentar a produtividade e reduzir os custos de operação”, afirma André Faria, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

Com mais de 150 anos de experiência em powertrain, a FPT Industrial tem longo histórico de desenvolvimento de motores a gás, totalizando mais de 40 mil unidades comercializadas, em uma gama com cilindrada que varia de 3.0 litros a 12.9 litros e potências de 100 kW (130 cv) a 338 kW (460 cv), nas mais variadas aplicações. No segmento de geração de energia, são mais de 400 mil unidades à diesel comercializadas em todo o mundo desde 1989. “Os planos da FPT Industrial são de expansão das vendas, ampliação dos negócios em todos os segmentos e maior presença por meio da nova rede de distribuidores. A FPT Industrial produz seus geradores e motores no Brasil e na Argentina e está preparada para atender os diversos requisitos dos mercados latino-americanos”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para América do Sul.

Fabricante independente de motores Diesel e de geradores de energia, a MWM apresentou ao público sua completa linha de geradores de energia, novos projetos, as linhas de peças de reposição da companhia e a ampla capilaridade da sua rede de distribuição.

Um dos destaques foi o Gerador MWM Gás modelo MGG80.60 de 80 kVA, equipado com motorização MWM modelo 4.12TG e alternadores WEG. Ele foi projetado exclusivamente para trabalho com gás para produção de energia elétrica nas diversas aplicações, podendo utilizar gás natural, gás natural comprimido e biogás como combustível. Oferece baixo consumo através de sistemas de controle específicos, durabilidade garantida pela fábrica e apoio à sustentabilidade ambiental.

A companhia apresentou também o sistema MWM CONNECTION. Trata-­se de um software de monitoramento remoto baseado em nuvem. Ele foi desenvolvido para suportar sistemas de geradores de um ou vários conjuntos usando uma variedade de dispositivos. O software inclui mapeamento com locais estáticos, instrumentação e controle em tempo real, tabelas de log de eventos e alertas automáticos do sistema. Estes podem ser enviados para vários usuários via e-mail e SMS. O software pode ser visualizado usando dispositivos de laptop, desktop, tablet e smartphone.

Sobre a presença da empresa na FIEE, Cristian Malevic, diretor da Unidade de Negócios de Motores e Geradores da MWM afirmou: “Estamos certos de que a nossa participação, com a exposição dos grupos geradores, reforçará nossa presença nesse segmento, além é claro, de impulsionar novos negócios para a nova unidade de geradores da MWM e crescimento sustentável da empresa no Brasil e no mundo”.

Atualmente a MWM conta com um completo e crescente portfólio de grupos geradores, que vai de 30 a 1.250 kVA.

No segmento de sistemas prediais, a Finder promoveu o lançamento oficial no Brasil da linha Yesly, um sistema de confort living dedicado a gerenciar o funcionamento de luzes, persianas ou cortinas elétricas.

A cerimônia, no estande da empresa, contou com a presença dos executivos brasileiros da Finder, Camila Guerra e Juarez Guerra, além de Pierluigi Voghera e Luca Croce (idealizadores do sistema), da matriz italiana.

O diretor Juarez Guerra destacou que a proposta da Finder com o novo sistema de confort living é oferecer uma solução criativa e inovadora e que o sistema Yesly irá promover uma revolução no universo das instalações. “Recém-­lançado na Europa, agora é a vez do Brasil e toda a América Latina”, avisa.

A gerente geral Camila Guerra disse que o lançamento é um marco para a Finder e que o momento é de grande entusiasmo. “A gente entende e enxerga todas as oportunidades que o novo sistema Yesly proporcionará para o mercado brasileiro, para os usuários, para os instaladores e para os arquitetos. Nosso sistema de confort living representa automação e conforto para todos. São os efeitos da automação, porém, com simplicidade e versatilidade”, discursou.

Oportunidades: As rodadas de negociação entre as empresas expositoras e os visitantes foram outro ponto forte da FIEE 2019. Renan Joel, diretor do Portfólio de Energia e Indústria da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora e promotora do evento, informa que ocorreram centenas de reuniões voltadas à venda e à construção de novas parcerias. “Isso mostra o potencial e o diferencial de nossos eventos para a economia e o setor produtivo nacional”, diz.

Uma das ações inovadoras nesse sentido foi o Projeto Electro-Electronic Brasil, que se baseou em uma rodada de negócios internacional criada pela Apex-Brasil e a Abinee. Somente por meio dessa iniciativa foram geradas 438 reuniões entre exportadores brasileiros e compradores internacionais.

O evento também realizou uma Rodada de Negócios nacional com reuniões entre compradores vindos de diversas indústrias e a Arena de Comercialização de Energia, que contou com a participação de grandes players desse mercado.

O campo do conhecimento também foi incentivado com a realização da FIEE. Afinal, os painéis e seminários totalizaram mais de 250 horas de conteúdo técnico especializado, com destaque para o Seminário Green Rio, Cigré Brasil, Fórum AbineeTec, IX Ciertec e as Ilhas do Conhecimento AbineeTec.

 


MWM

Fabricante independente de motores Diesel e de geradores de energia, a MWM apresentou sua completa linha de geradores de energia. Um dos destaques foi o Gerador MWM Gás modelo MGG80.60 de 80 kVA, equipado com motorização MWM modelo 4.12TG e alternadores WEG. A solução foi projetada exclusivamente para trabalho com gás para produção de energia elétrica nas diversas aplicações, podendo utilizar gás natural, gás natural comprimido e biogás como combustíveis. Oferece baixo consumo através de sistemas de controle específicos, durabilidade garantida pela fábrica e apoio à sustentabilidade. Os painéis de comando são microprocessados, utilizando os controladores DEEP SEA apresentando alta tecnologia, fácil acesso e interface, permitindo o gerenciamento e monitoramento com facilidade e eficiência. Disponível nas opções Aberto ou Carenado (com atenuação de ruído).


FLIR Systems

O visor ocular das câmeras profissionais FLIR, das Séries T8xx, T6xx e T1020 (foto), permite aos usuários inspecionar com precisão alvos distantes à luz do sol. Aliada à excelente sensibilidade térmica e à maior resolução térmica disponível para termovisores portáteis, estas séries são a melhor escolha para aplicações em longas distâncias. Com sua notável faixa, até 3,1 MP de resolução (UltraMax®), e uma nova e ágil interface de usuário, a emblemática T1020 da FLIR foi projetada para simplificar o dia de trabalho. Para obter as imagens mais nítidas, as temperaturas mais reais e a maior flexibilidade, a T1020 é, segundo a empresa, o melhor resultado de cinco décadas de experiência da FLIR com infravermelho.


FPT Industrial

Durante a FIEE Smart Future a marca da CNH Industrial expôs o conceito do gerador de energia GENEF160B BIO, movido a Biometano, Gás Natural Comprimido (CNG) e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). A tecnologia simboliza a transformação energética em operações como fazendas e aterros sanitários, possibilitando independência não só na geração de energia, como também na geração de combustível renovável. Equipado com o motor FPT N60, o gerador GENEF160B BIO se difere dos geradores movidos a diesel pelo sistema de injeção, que utiliza a tecnologia estequiométrica multiponto, otimizando a combustão e permitindo um menor consumo de combustível associado a uma performance estável e otimizada para a geração de energia. Entre as principais vantagens está a possibilidade de operação com o Biometano, fonte renovável de combustível que entrega menor custo de operação. Além disso, é um equipamento mais silencioso e com menores emissões de CO2 e poluentes, comparado aos geradores tradicionais movidos a diesel.


Clamper

Clamper Solar SB é uma String Box (caixa de junção) utilizada para proteção e seccionamento de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica. Desenvolvida para segurança em sistemas fotovoltaicos, evita danos e perdas causados aos equipamentos e instalações decorrentes de raios e surtos elétricos que reduzem a vida útil dos componentes. A Clamper Solar SB realiza proteção contra surtos elétricos, além de permitir o isolamento elétrico adequado para uma manutenção segura. Ela é instalada entre os módulos e o inversor, onde sua aplicação é altamente recomendada. Outras características: DPS com plugues removíveis que facilitam a manutenção; fixação por meio de parafusos, sem perder o grau de proteção (IP-65); proteção UV, o que torna o produto adequado para uso interno e externo; a caixa possui características de não propagação e autoextinção de fogo. Normas aplicáveis: IEC 61643-31 e EN 50539-11


KRJ

Desenvolvido para atender a uma necessidade nas conexões do sistema de distribuição de energia de baixa tensão, que utilizam condutores rígidos ou flexíveis (nus ou isolados), o KPB – Conector Perfurante Universal – da indústria de conectores KRJ, permite sua aplicação em qualquer tipo de configuração, ou seja, a equipe operacional não necessita mais identificar o lado do conector para realizar a aplicação, pois ambos os lados do produto aplicam estes condutores, o que define o conceito universal do produto.

O novo conector é composto por componentes poliméricos com resistência aos raios ultravioleta e barramentos em liga de cobre estanhado. Entre as principais características da família KPB, destacam-se o projeto inovador do balanço no barramento, que realiza o efeito mola na conexão, e a maior abrangência do range de aplicação de seus modelos, que reduz a quantidade de itens a serem selecionados pela equipe operacional.


Hiper Energy do Brasil

Destaque para as aplicações e funcionalidades dos softwares iDEA, Ampère, Ampère Profissional e Solergo. iDEA é um CAD elétrico para desenho e projeto de diagramas elétricos e para automação industrial. Trata-se de um poderoso CAD 2D e 3D desenvolvido com base em tecnologia Autodesk, com funções específicas dedicadas à esquematização elétrica. O Ampère é um requisitado software para cálculo de redes elétricas em baixa tensão segundo as normas NBR 5410, IEC 60364 e IEC 60909. Já o Ampère Profissional consiste em um completo software de cálculo de redes elétricas BT e MT, alternada e contínua, segundo as normas NBR 5410, NBR 14039, IEC 60364, IEC 60909 e NFPA 70. O Solergo, por sua vez, é um software para projeto de sistemas fotovoltaicos conectados à rede de distribuição, a ilha ou híbridos. As soluções distribuídas pela Hiper Energy do Brasil são desenvolvidas pela empresa italiana Electro Graphics Srl.


Kron Instrumentos Elétricos

EasyKron é um multimedidor multipontos voltado para medir diversos circuitos diferentes em um mesmo quadro elétrico, permitindo a medição de até 30 cargas. Destina-se a sistemas monofásicos ou trifásicos (configurável). Principais características: informações de medição no display ou via RS-485 (Modbus-RTU); versão para corrente alternada ou corrente contínua (sob consulta); design robusto para encaixar na instalação do cliente; opcional – sensores Split-Core.


CM Comandos Lineares

Toda a linha de No-break Conception Multi Ativo conta com a tecnologia DSP (Processamento Digital de Sinais), característica que proporciona alta performance e confiabilidade para aplicações de missão crítica. Ou seja, protege as aplicações nas quais a continuidade de operação é de fundamental importância. Projetados com o uso intenso dos recursos da tecnologia DSP, os No-breaks Conception Multi Ativo agregam novos e avançados recursos, que estabelecem um novo conceito em desenvolvimento, no qual o firmware dos equipamentos pode ser atualizado, acrescentando novas funções em unidades já instaladas. Algumas características: memória interna para 5 mil registros; medições em True RMS com precisão de multímetros; bypass estático de manutenção; software de gerenciamento remoto real-time; Sistema Paralelo Multi Ativo (exclusivo CM); display TFT 4,3” Touch Screen; possibilidade de upgrade do firmware do DSP; acionamentos monitorados pelo DSP e controle inteligente da velocidade dos coolers. A empresa oferece suporte técnico de pré e pós-venda.


Chardon Group

O Grupo Chardon, através da Chardon Korea e Chardon Brazil, oferece a linha de Religadores Automáticos CKMR Classes 15, 27 e 38kV. Os Religadores CKMR trifásicos oferecem inovação tecnológica, confiabilidade, economia em proteção contra sobrecorrente, adicionado a um design moderno e prático, além de recursos avançados de automação, proteção, monitoramento e medição, com operação local e remota. Ideal para sistemas de distribuição até 38 kV, 800 A, 16 kA de interrupção simétrica. Seu tanque construído em aço inox, com design mais compacto e leve, permite rápida instalação em postes (normal, beco e meio-beco) e subestações. A solução atende às especificações das concessionárias de energia. A Chardon oferece assistência técnica aos clientes e possui laboratório elétrico no Brasil, onde promove os devidos ensaios de recebimento. Também foram destacados na FIEE as terminações a frio para 25 e 35 kV e os terminais desconectáveis Loadbreak – linha Ansi e linha IEC.


Grupo Moura

A companhia informa que possui o maior portfólio de baterias estacionárias do mercado e levou à FIEE a família de acumuladores voltados para backup, como Clean, VRLA, GMG, além da nova linha de Lítio. Também foram destacados os acumuladores voltados para o segmento de energia renovável (Moura Solar) e a primeira tecnologia nacional de Sistemas de Armazenamento de Energia, desenvolvida pela Moura e Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM). O Grupo Moura produz hoje baterias e sistemas de acumulação de energia para as mais diversas aplicações, como motos, barcos, empilhadeiras, nobreaks, metrôs, trens, estações de telefonia, sistemas de armazenagem, entre outros. Contando com seis plantas industriais no Brasil e uma na Argentina, fabrica cerca de 10 milhões de baterias por ano e conta com 6 mil colaboradores. Na imagem, os executivos Luiz Mello e Spartacus Pedrosa.


Tecnicabos

A empresa apresentou a linha FESTOONTEC® (fotos) de cabos de controle para sistemas de pórticos e gruas, que destina-se às aplicações de controle e energia, proporcionando uma ligação segura ao contêiner. Com os modelos FESTOONTEC® PUR-HF e FESTOONTEC® C-PUR-HF, trata-se de uma linha de cabos de controle e potência para instalações com elevados requisitos de esforços mecânicos e enrolamentos frequentes, especialmente concebida para aplicações em esteiras em equipamentos móveis, pórticos e gruas. Indicada para ambientes úmidos e instalações no ambiente exterior, inclusive junto à orla marítima, sendo especialmente resistente à água do mar. Outro destaque da empresa foi a linha de cabos para enroladores REELTEC®.


SEW-Eurodrive

Destaque para o sistema de movimentação MAXOLUTION®. Diferentes requisitos de produção exigem processos logísticos em constante adaptação. Isso é possível através dos módulos que estão conectados em rede em sistemas de transporte celular. Os sistemas móveis projetados pela SEW-Eurodrive combinam os benefícios da tecnologia de transportadores estacionários que garantem a segurança do processo, do sistema e da equipe com máxima flexibilidade. Além de realizar tarefas puramente de transporte, funções e interfaces ampliadas permitem que esses sistemas ajudem as pessoas com processos logísticos e de produção, por exemplo, na forma de bancadas de trabalho inteligentes ou robôs colaboradores.


HDS Sistemas de Energia

A empresa anunciou que está atuando na comercialização de transformadores tipo seco, que podem ser personalizados conforme a necessidade do cliente. Disponíveis nas opções entre 1 kVA até 1 MVA, com IP-00 até IP-54. Envolvem projeto compacto, que permite a redução de preço e de invólucro. A HDS atua tradicionalmente no desenvolvimento e fornecimento de painéis elétricos de baixa tensão e cabines primárias de média tensão, em total conformidade com as normas e padrões, sendo responsável por todas etapas do processo produtivo, desde o desenvolvimento do projeto base, fabricação dos invólucros metálicos, montagem, testes em fábrica até implantação no cliente final. Oferece linhas de UPS de 1 kVA até 1.560 kVA, incluindo soluções personalizadas.


Cromatek

Referência no desenvolvimento e fabricação de produtos eletrônicos e eletromecânicos, a Cromatek apresenta uma solução completa de IoT para suprir de maneira eficaz as demandas do ambiente industrial. O Hardware Multisensor concentra vários sensores e características inovadoras que possibilitam a captura e posterior digitalização de grandezas físicas, tais como corrente, tensão, temperatura, umidade, pressão, vibração e gases; possui giroscópio e consegue também medir ruídos e luminosidade. A solução tem entradas analógicas e digitais, podendo conectar qualquer tipo de máquina, transformando-a em um sistema inteligente e autônomo através da conexão via protocolo TCP-IP Wi-Fi. Com os dados capturados pelo hardware é possível fazer o monitoramento e controle de vários equipamentos, tanto para acompanhamento de desempenho quanto para manutenção preventiva e preditiva, segurança, etc. O software desenvolvido para disponibilizar os dados pode ser acessado em formato dashboard e/ou APP. Ele também pode ser customizado de acordo com a aplicação e as necessidades do cliente. A empresa pode ainda utilizar este conceito para oferecer uma solução “Taylor made”, fazendo a análise técnica, comercial e financeira do negócio e agregando valor à imagem e produto do cliente.


Finder

Facilidade de instalação, controle e ampliação são algumas características do YESLY, um sistema de confort living indicado para gerenciar de forma prática e inteligente luzes, persianas ou cortinas elétricas. O sistema prioriza o máximo conforto, dispensando intervenções estruturais ou ligações complexas. Composto por um relé multifunção, dimmer e pulsador sem fio Beyon, tudo pode ser rapidamente configurado e controlado. Através do aplicativo Finder ToolBox o instalador programa os dispositivos, ajusta as funções, associa smartphones e produtos. Ao final da programação, compartilha a planta com o usuário final de forma prática, intuitiva e segura. O aplicativo YESLY permite ao usuário acender, apagar e dimerizar as lâmpadas, administrar os dispositivos instalados em cada ambiente, programar cenários e personalizar o aplicativo de acordo com suas preferências. Com o YESLY GATEWAY o controle da casa pode ser feito remotamente via Wi-fi e também através dos assistentes de voz Google Assistant® ou Amazon Alexa®.


Metaltex

NeXo WEB consiste em uma solução pronta para aplicação na Indústria 4.0 e IoT. De acordo com a empresa, possui todas as funcionalidades do NeXo, com muito mais vantagens. Destaque para as seguintes características: webserver com páginas HTML editáveis; função MQQT que permite troca de mensagens com a nuvem; função Datalogger; expansível. A solução dispõe de: 12 entradas (4 digitais 60 KHz + 6 digitais/0-10V + 2 digitais/0-20 mA); 4 saídas a relé 10 A; alimentação 24 VCC; porta Ethernet Modbus-TCP/IP e slot para cartão SD


JNG

A empresa disponibiliza ao mercado o sistema solar fotovoltaico, contendo placa solar fotovoltaica, inversor fotovoltaico, string box, cabos CC, conexões elétricas e estruturas de fixação. Estão disponíveis sistemas com potências de 0,99 a 33 kWp (quilowatt-pico). Conforme destaca a JNG, o sistema fotovoltaico pode contribuir significativamente para obter economia na conta de energia elétrica dos usuários..


Instrutherm

A Instrutherm, empresa brasileira com 34 anos de mercado, apresentou soluções em medidores para os diversos segmentos que a feira engloba: elétrica, eletrônica, conectividade, energia e automação para eficiência industrial. Um dos destaques do portfólio é a fonte de alimentação FA-3005, especialmente criada para auxiliar no desenvolvimento de produtos e pesquisas relacionadas à eletrônica. Trata-se de um instrumento que se destaca pela alta precisão, durabilidade, circuito de proteção de sobrecarga, curto-circuito e inversão de polaridade. Possui bornes de saída compatíveis com pinos banana e forquilha e alimentação bivolt.


Incesa Componentes Elétricos

Destaque para a Caixa Barramento Polimérica (foto). Caixa e barramentos em materiais poliméricos e contatos em liga de cobre com acabamento superficial estanhado, usada para múltiplas derivações em ramais de distribuição. Emprega sistema de fixação por perfuração com efeito mola, oferecendo agilidade e segurança à instalação. Na linha de Espaçadores, a Incesa destacou a linha de Isolador Polimérico 15 e 25 kV Autotravante.


Yaskawa Elétrico do Brasil

O inversor de frequência CR700 possui sistema antibalanço, que diminui drasticamente a oscilação da carga, criando estabilidade, sendo ideal para aplicações de transporte de carga, como gruas, pórticos e pontes rolantes. Segundo a empresa, o CR700 possui sistema de carga leve, ou seja, permite trabalhar com velocidade superior à nominal, de acordo com o peso da carga, diminuindo de forma significativa o tempo de operação. Isso acontece porque o sequenciamento de freios previne recuo ou escorregamento de carga, liberando-os apenas quando o torque for suficiente. Ao detectar sobrecarga ou sobretorque, o CR700 vai parar o motor de forma automática, aumentando a segurança e prevenindo mau funcionamento. Entre suas principais características, destacam-se: tipo de motor por indução, com capacidade de sobrecarga 150% por 60 segundos, e frequência de saída de 0 até 590 Hz, apresentando grau de proteção IP-20 e operando em temperatura ambiente de -10 a 40 °C, podendo chegar até 60 °C (com redução de potência).


Mec-Tronic

Econômica e elegante, a Linha Volts de interruptores, tomadas e comandos elétricos oferece placas em plástico de engenharia ABS de alta resistência, com acabamento fosco. Os sistemas estão disponíveis em opções com e sem placa. Destaque para o design progressivo de excelente custo funcional e com sofisticado acabamento Soft Touch. O produto é nacional e oferece garantia de cinco anos.


Eletromar

Com a nova linha de Chaves Magnéticas Eletrônicas (foto), Contatores e Relés Eletrônicos é possível reduzir em 70% o custo de estoque com esses produtos. Isso porque os modelos são bivolt e atendem aplicações tanto em 220 V quanto em 380 V. Ou seja, com uma única chave magnética eletrônica é possível ligar tanto um motor de 5HP 220 V quanto um motor de 5 HP 380 V, por exemplo. A Eletromar está lançando também uma nova Tomada Industrial projetada e desenvolvida no Brasil. A solução possui design inteligente e funcional, com inovações pensadas para redução do tempo de instalação em até 20%, através de modernos sistemas de fixação e montagem.


Novus Produtos Eletrônicos

Acompanhando a tendência mundial de desenvolver soluções preparadas para a Indústria 4.0, a Novus apresenta o DigiRail Connect, um módulo de I/O inteligente que pode ser usado como extensão em qualquer sistema de automação. Versátil, este produto dispõe de entradas e saídas mistas, que aceitam sinais de padrão industrial analógico e digital. As opções disponíveis do DigiRail Connect asseguram a escolha da configuração adequada para a aplicação do cliente. O DigiRail Connect pode ser usado como dispositivo escravo em redes Modbus RTU com interface RS485 ou como dispositivo servidor em redes Modbus TCP sob Ethernet. O produto é configurável por USB e foi projetado especialmente para ambientes industriais agressivos, atendendo a rigorosos padrões de compatibilidade eletromagnética, garantindo às aplicações industriais robustez e confiabilidade.


Cabelauto

Os cabos de média tensão da Cabelauto são fabricados com a mais moderna tecnologia de tríplice extrusão, isto é, a extrusão simultânea das camadas de isolação e semicondutoras, com posterior reticulação em atmosfera inerte de Nitrogênio, o que confere extrema confiabilidade aos produtos. No controle do processo produtivo é utilizado um moderno equipamento de raios-x para medição de espessuras, garantindo em toda a produção as características construtivas especificadas nos projetos dos cabos. Um grande diferencial da fábrica é a denominada “sala limpa”, exclusiva para armazenagem de compostos, de onde partirá diretamente para a linha de produção a alimentação das matérias-primas através do efeito gravidade. Este ambiente de produção extremamente limpo e controlado assegura produtos de altíssimo desempenho. Além disso, a Cabelauto informa que possui a mais moderna tecnologia de ensaios elétricos disponível atualmente no mercado, estando apta a realizar os rigorosos testes de qualidade exigidos pelas normas nacionais e internacionais.


Hikari

A Estação de Retrabalho modelo HK-6200 é um equipamento versátil, capaz de soldar e dessoldar componentes BGA, CCGA, QFN, CSP, LGA, SMD e similares. A entrada de termopar tipo K facilita o levantamento do perfil térmico, gerando o gráfico do ponto de solda. O movimento automatizado e suave do bocal superior evita movimentações indesejadas do componente. A colocação e remoção do componente são comandadas através do joystick. Características: zoom de até 230x e foco automático; entrada USB para gravar o gráfico de temperatura x tempo; tecnologia de aquecimento mais atual do mercado (ar quente) e retirada e instalação do componente realizadas sem contato manual.


CPFL Soluções

A CPFL Soluções, empresa da CPFL Energia focada na gestão e comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída e serviços de infraestrutura em energia, marcou presença na FIEE Smart Energy. A companhia levou um estande à exposição em que apresentou os produtos oferecidos nas áreas de Mercado Livre, Geração Distribuída e Eficiência Energética. Executivos do grupo também palestraram na Ilha de Eficiência Energética e na Ilha GTDC (Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de Energia). Na ilha de Eficiência Energética, participaram como painelistas o consultor comercial Leonardo Camargo, no painel “Desafios para eficiência energética – o papel do consumidor”. Já no GTDC, o gerente Comercial José Roberto Fabre contribuiu com o debate sobre as “Oportunidades na Geração Distribuída: eólica, solar fotovoltaica, biomassa, biogás e PCH” e Cássio Luisada Troiano, consultor Comercial, falou no painel sobre “Usinas Fotovoltaicas: Projetos e Iniciativas de Empreendimentos para Usinas Solares”.


Powersafe

As Baterias Chumbo Ácidas Estacionárias Reguladas por Válvulas da Série GX/XP Ultra High Rate, comercializadas pela Powersafe, são fabricadas pela Leoch International Technology Limited. Projetadas para aplicações que exigem ultra altas taxas de descarga, são específicas para aplicações em sistemas UPS. Utilizam grades especiais otimizadas produzidas com liga de chumbo cálcio e estanho, o que as tornam mais resistentes à corrosão, aumentando dessa forma sua vida útil. As placas têm na formulação do material ativo aditivos que permitem desempenho estável e durabilidade extra sob condições de alta intensidade de correntes de descarga. Apresentam longa durabilidade em aplicações cíclicas e em flutuação. Atendem aos mais rigorosos padrões nacionais e internacionais de fabricação e desempenho, como o IEC 60896-21 e 22 e o ABNT NBR 14206/14205.


HellermannTyton

A abraçadeira SpeedyTie possui o mecanismo de liberação rápida chamado ‘Speedy-Click’ (solta fácil), que suporta cargas de até 888N (aproximadamente 90 kg), além de possibilitar a total reutilização da abraçadeira. A alavanca ‘Speedy-Click’ permite soltar e travar a abraçadeira até mesmo com uma só mão ou de luvas. Possui comprimento único de 750 mm, oferece grande variedade de aplicações e o excesso de fita pode ser colocado no alojamento da cabeça para não atrapalhar a aplicação. Devido à sua cor amarela, pode ser localizada com rapidez e facilidade, até mesmo em aplicações sujeitas a sujeira. São indicadas principalmente para fixações temporárias, na construção civil, nas indústrias eletroeletrônica, de aquecimento e ventilação. Pode ser usada também em paisagismo, andaimes, prateleiras e em feiras (como fixação de cabos ou componentes). É feita em poliamida 6.6 (PA66) e atende à diretiva europeia RoHS. Temperatura de utilização: -40 ºC a +85 ºC.


Holec Indústrias Elétricas

A Holec traz para o Brasil a linha CrossBoard®, da sua parceira alemã Wöhner – um sistema de distribuição de energia para painéis de controle. CrossBoard® é uma solução modular para sistemas de distribuição de energia de forma segura, até 125 A, que pode ser rapidamente e facilmente disponibilizada, especialmente em máquinas e engenharia de plantas. Com o CrossBoard®, se estabeleceu um formato completamente novo que combina as vantagens de sistema de barramento de cobre de alta performance com a tradicional conexão em trilhos de montagem DIN. O CrossBoard® é um sistema revolucionário que é fornecido em uma peça única. Ele pode ser montado diretamente e ter seus componentes acomodados logo após serem removidos da embalagem, sem usar qualquer auxílio de ferramenta. Para atender a funcionalidade da linha CrossBoard® foram disponibilizados vários produtos, tais como módulos de alimentação, fontes de energia, chave seccionadora com base porta fusível, uma variedade de adaptadores, assim como a partida híbrida de motor e comutador híbrido para cargas resistivas.


Minipa

M1 (foto) é um Braço Robótico inteligente, de baixo custo, para a indústria, com alta precisão, ampla faixa de trabalho, funções completas e desenvolvimento secundário, fornecendo aos usuários várias possibilidades de uso. O M1 pode realizar múltiplas funções de trabalho em linha de montagem, como soldagem, reconhecimento visual e plug-in de PCB, ajudando a construir o sistema industrial inteligente. Outro destaque da empresa foi o ET-1507B, Multímetro de aplicação em ambiente industrial de categoria III 600V, com lanterna e autodesligamento. É frequencímetro, capacímetro e detector de tensão, tudo em um só equipamento.


Fluke Corporation

O Termovisor de Bolso PTi120 é a primeira câmera termográfica portátil da Fluke para inspeção industrial. Como uma câmera pequena o suficiente para levar de um lugar para o outro, o Fluke PTi120 garante verificações rápidas de temperatura, é resistente à sujeira e água e pode suportar quedas de até um metro. Sua tela LCD de 3.5” oferece a tecnologia patenteada IR-Fusion™ para mesclar imagem de luz visível com imagem de infravermelho, para localizar imagens e pontos de aquecimento facilmente. Basta deslizar o dedo na tela para ajustar a configuração. Além disso, por meio da nova tecnologia da Fluke – Asset Tagging, ao criar uma imagem térmica, o usuário pode escanear um código de barras e um QR Code, permitindo uma organização automática das imagens.


Lord

Especializada na fabricação de resinas e adesivos de alta performance, a Lord destacou soluções que a companhia desenvolve para o gerenciamento térmico, encapsulamento e proteção de componentes eletrônicos. À base de poliuretano, o Thermoset UR-288 é uma resina caracterizada pela boa fluidez para o preenchimento de componentes eletrônicos, bem como pelas ótimas propriedades de condução térmica e baixo odor. Já o Thermoset SC-218 é uma resina à base de silicone voltada ao encapsulamento de componentes muito sensíveis. Em conjunto com a elevada resistência à temperatura, o Thermoset SC-218 chama a atenção por ser um material de baixa dureza e, por isso, possibilita a realização de reparos. Destaque ainda para o Lord LA 048 A/B, resina epóxi de baixa viscosidade e ideal para a proteção de componentes eletrônicos – desde que a aplicação dispense a característica de termocondutividade.


Pan Electric

Os Cabos para uso móvel SHDM 3 KV-25 KV destinam-se à aplicação em ligações de equipamentos móveis pesados de mineração, metalurgia e guindastes portuários. Especificações: SHDM – cabo de três condutores fase, a campo radial, com blindagem individual ou coletiva e três condutores de aterramento ou proteção nos interstícios das veias. A norma aplicável é a NBR 9375. O acondicionamento é feito em bobinas. Temperatura de trabalho: estabilidade térmica até 90 ºC. Outras propriedades: excelente resistência a ozona, intempéries e água; resistência a raios UV; boa resistência a óleos; boa flexibilidade; resistente à chama.


Grupo Intelli

O Grupo apresentou soluções da Intelli e da Coppersteel Bimetálicos, com destaque para o CS-COPPERSTEEL. COPPERSTEEL é um condutor bimetálico que combina as propriedades mecânicas do aço com a alta condutividade e resistência à corrosão do cobre. A tecnologia usada pelo COPPERSTEEL permite a fabricação de produtos com diferentes proporções entre os dois metais, dependendo da aplicação e das demandas de ampacidade, resistência mecânica e resistência à corrosão, podendo variar entre 21%, 30%, 40% e 53% IACS (International Annealed Copper Standard). Destina-se a aplicações como aterramento em subestações; aterramento para distribuição e aterramento em transmissão (para-raios, contrapeso e descidas). De acordo com a empresa, a tecnologia desestimula o furto, pois a união em escala atômica entre o aço e o cobre inviabiliza a comercialização do produto como sucata.


Johnson Controls

A empresa demonstrou uma Central de Comando e Controle com soluções integradas capazes de oferecer aos clientes a gestão centralizada de diversos sistemas. A Central de Operações Remota (ROC) é o núcleo multiplataforma que monitora os sistemas existentes em uma instalação durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, o ano inteiro, com o objetivo de supervisionar, gerenciar, identificar e corrigir de forma preditiva problemas capazes de afetar a operação dos clientes. Como exemplo, no estande da empresa na FIEE, a operação da Central Remota integrou soluções de segurança e eficiência energética, como sistema de detecção e alarme de incêndios, CFTV, controle de acesso, central de alarmes e automação predial – com a última versão do sistema Metasys – em videowall formado por 16 telas. Na reprodução da operação remota, que aconteceu em tempo real, a empresa levou dispositivos de ponta, como câmeras de alta resolução (4K), que permitem maior precisão para solução de reconhecimento facial, câmera com funcionamento movido a painel solar e aerogerador, ideais para shoppings e aeroportos, por exemplo, além de fechaduras bluetooth.


Condumax

O Cabo Maxlink SC DC AL 15 kV possui condutor formado por fios de alumínio nu, liga 1350, têmpera H19, encordoamento classe 2, redondo compacto, atendendo às exigências da norma NBR NM 280. Possui cobertura em dupla camada, sendo a camada interna em XLPE – composto de polietileno reticulado na cor preta e a camada externa em HDPE – composto de polietileno de alta densidade anti-tracking na cor cinza, com proteção contra os raios UV. O cabo pode ser empregado nas instalações de redes compactas de 15 kV, em regiões onde o espaço é reduzido e exige-se menor poluição visual, tais como: ruas ou praças arborizadas, oferecendo um número menor de podas de árvores e maior proteção para o condutor.



Espaço de Conectividade

O Espaço de Conectividade foi uma área da FIEE dedicada às tecnologias convergentes e conectadas,
onde renomadas companhias demonstraram suas soluções-chave aplicadas ao atual cenário competitivo.
Confira a seguir as novidades apresentadas por algumas dessas empresas.

ABB

Um dos destaques da ABB no espaço foi o YuMi (foto), primeiro robô colaborativo industrial de dois braços. Os sensores de movimento anti-choque e a tecnologia antiesmagamento permitem sua interação com seres humanos. O robô foi concebido para manipulação de objetos pequenos com muita precisão. O modelo pesa 38 kg e pode ser ligado em uma tomada comum. Sua versatilidade permite a criação de aplicações que vão desde dobradura para embalagens de doces, passando pela montagem de smart­phones, entre outras. Em 2017 o Robô Yumi ganhou notoriedade regendo a orquestra Filarmônica de Luca, em Pisa, Itália, que acompanhou o cantor Andrea Bocelli.

A companhia ainda expôs seu modelo mais recente de carregador para carros elétricos. Trata-se do carregador Terra High Power, que opera na potência máxima de 350 quilowatts e adiciona, em apenas 8 minutos, até 200 km de capacidade de deslocamento em veículos elétricos. O modelo é ideal para recarga em paradas de rodovias e postos de gasolina.

Outra atração da ABB foi o sistema de automação e controle ABB Ability™ 800xA, que integra dados operacionais em uma única plataforma (a solução digital é capaz de delinear uma estratégia assertiva e eficiente de manutenção preditiva, monitorando os equipamentos de uma fábrica em tempo real e gerando relatórios detalhados para a tomada de decisão).

Vale lembrar que a ABB participou também do Fórum AbineeTEC debatendo temas como Big Data, Machine Learning, manufatura digital, digitalização, automação de processos e robótica no Brasil.

Schneider Electric

No Espaço de Conectividade, a Schneider Electric destacou o Augmented Operator Advisor (AOA), simulador que lança mão da realidade aumentada para a coleta de informações e diagnóstico em tempo real – pelo tablet, o cliente faz um scan completo na máquina, possibilitando realizar leituras de dados e identificando eventuais falhas instantaneamente.

O software de realidade aumentada EcoStruxure™ Augmented Operator Advisor permite uma fusão do ambiente físico com objetos virtuais em painéis e sistemas de automação, dando a operadores e técnicos acesso imediato às informações relevantes no ambiente predial e industrial.

Alguns dos principais benefícios de se utilizar a tecnologia de realidade aumenta de última geração incluem: tempo de parada reduzido – os operadores podem abrir virtualmente as portas de painéis elétricos e de automação; manutenção mais rápida – é possível encontrar informações de modo mais rápido, com acesso imediato aos manuais do usuário, às instruções, aos diagramas, etc.; redução de erro humano – em caso de falha, é possível localizar o equipamento certo e guiar os operadores, passo a passo, para concluir os procedimentos de manutenção.

No Fórum Abinee TEC, a multinacional francesa participou das cinco Ilhas de Conhecimento: Geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia; Automação e manufatura inteligente; Eficiência Energética; Inovação e novas oportunidades de negócios; e Tecnologia e sustentabilidade.

No estande do seu parceiro Smart UPS Solutions, a Schneider exibiu tecnologias para data center, com destaque para o nobreak trifásico 40KVA.

Bosch

A companhia destacou soluções para a Indústria 4.0 que são pautadas em seu know-how em Internet das Coisas (IoT), conectividade, sensores, softwares e serviços desenvolvidos para atender as demandas de diferentes setores do mercado.

O Nexeed (foto) é um software para gestão de desempenho de linhas de produção que conta com diferentes recursos para monitoramento, rastreabilidade e controle de processos em tempo real e com reporte diário que resultam em mais produtividade, qualidade e agilidade para os negócios. Com foco na análise de grandes volumes de dados, esta solução tem como diferencial o fato de ser um sistema modular, o que permite adequar suas funções conforme a demanda de cada cliente, além de ter integração com sistemas ERP.

O Data Collector é um sistema MES desenvolvido para auxiliar a análise de dados e melhorias nas áreas de manufatura com mais agilidade e foco na causa raiz de ocorrências em linhas de montagem graças às técnicas de MTM (método de medição de tempo). Dentre suas funções estão: visualização do status das linhas de produção e máquinas que são monitoradas em tempo real, emissão de relatórios automáticos, envio de e-mail e conexão com outros aplicativos que tenham código acessível.

Desenvolvido pela Bosch Rexroth, o ActiveCockpit é uma plataforma de comunicação interativa que processa e apresenta os dados da produção em tempo real, reunindo diversos tipos de informações para análise, como identificação imediata de problemas na linha de produção, bem como outras situações que contribuem para aumentar o nível de qualidade de produtos, a produtividade e a competitividade.

Siemens

No Espaço da Conectividade a Siemens destacou o RUGGEDCOM RX1400 e o RUGGEDCOM RS900GP.

O RUGGEDCOM RX1400 é um switch inteligente e compacto de comunicação avançada, com um rico conjunto de interfaces físicas, protocolos de roteamento das camadas 2 e L3, recursos de segurança cibernética, sendo capaz de executar aplicativos de terceiros. O RX1400 pode ser comparado a um “canivete suíço” dos roteadores, com os seguintes recursos: “Switch” multiprotocolo; dispositivo de segurança cibernética; modem celular 3G/4G com SIM duplo; servidor serial, comutador Ethernet e roteador; mecanismo de processamento para executar aplicativos de terceiros; o formato pequeno permite a montagem em gabinetes existentes; plataforma de hardware extremamente robusta, compatível com IEC 61850-3, IEEE1613.

Já o RUGGEDCOM RS900GP conta com os seguintes recursos: LEDs de diagnóstico para tensão de alimentação, alarme à prova de falhas, status do link e atividade de dados
✖ porta de console RS-232; 10 portas Ethernet com até 2 Gigabit e até 8 portas PoE; borne da fonte de alimentação com opções de entrada de 45-57 VDC, 51-57 VAC. As opções de montagem incluem trilho DIN e montagem em painel.

Yaskawa Motoman do Brasil

Para expor a tecnologia aplicada às suas novas linhas de robôs, a Yaskawa Motoman do Brasil apresentou no Espaço de Conectividade o robô colaborativo HC-10 para demonstrar o processo de manipulação de materiais.

Desenvolvido para trabalhar de modo seguro junto aos seres humanos, o robô contém seis eixos e é projetado para uma variedade de aplicações, como montagem, carga e descarga, manipulação, empacotamento e paletização. Possui carga útil de dez quilos, alcance máximo de 1.200 mm e repetibilidade de ± 0,1 mm.

Feito em alumínio fundido para maior durabilidade industrial, o robô colaborativo HC-10 foi projetado para evitar pontos de pinçamento, aumentando a segurança do trabalhador. A solução contém o braço oco, elimina o uso dos cabos externos e os riscos associados da operação, simplificando a instalação de ferramentas de punho do robô.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.