Professor Hilton Moreno volta ao programa É de Casa, da TV Globo

Neste sábado, 09/02, ao vivo, a partir da 9h00, o Professor Hilton Moreno, engenheiro eletricista, consultor e diretor da Revista Potência, participará do programa É de Casa, na TV Globo. Desta vez, ele vai falar sobre os perigos que as pessoas correm quando estão em áreas abertas durante a ocorrência de raios.

A formação de raios é mais comum na região situada entre os trópicos. Por ser o país com a maior extensão territorial situada nessa faixa do planeta, o Brasil é o campeão mundial de incidência de raios, com cerca de 100 milhões de descargas por ano.

Enquanto a temperatura na superfície do Sol é de aproximadamente 5.800 ºC, a temperatura resultante da passagem de um raio pela atmosfera pode chegar a impressionantes 30.000 ºC. Apesar deste extraordinário poder destruidor, é curioso que os raios podem ter sido os principais responsáveis pela formação de vida na Terra há cerca de três bilhões de anos. A teoria é que os raios tenham quebrado as moléculas de hidrogênio, metano, amônia e vapor de água, dando origem então aos primeiros aminoácidos, a partir dos quais desenvolveu-se vida no planeta.

Em sua participação no programa É de Casa, o Professor Hilton Moreno vai mostrar algumas formas seguras para a pessoa se proteger dos perigos dos raios em situações expostas, como em praias, piscinas, parques, pontos de ônibus, etc. 

Você sabia que é uma péssima ideia correr para baixo de um guarda-sol quando acontecem raios na praia? Veja esta e outras dicas muito importantes neste sábado.

Não perca! E avise seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.