Buy Viagra Safely On Line Buy Cheap Daklinza 60mg Online In Usa Buy Nolvadex Pct Purchase Erlotinib 150mg Online Europe

Siemens destaca soluções no SNPTEE

FOTO SIEMENS / DIVULGAÇÃO


Líder mundial em eficiência energética, a Siemens apresentou seu amplo portfólio de soluções e serviços voltados ao setor de energia durante o Seminário Nacional de Produção e Transmissão e Energia Elétrica (SNPTEE), que ocorreu em Belo Horizonte. A companhia aproveitou a realização do maior evento do segmento para apresentar uma nova solução de segurança cibernética, lançada em parceria com a startup israelense Claroty.


O novo produto é uma Plataforma que mapeia e detecta de maneira contínua qualquer instabilidade, comportamento indevido ou ameaça em uma infraestrutura crítica de energia, controlando inclusive o acesso remoto a estes ambientes, provendo fluxo de controle de acesso e Auditoria completa. Além de reforçar a segurança do sistema, um relatório minucioso é gerado para as empresas usuárias do serviço acerca das vulnerabilidades identificadas com as devidas recomendações de mitigação. A Siemens é um grande investidor da Claroty que possui sua plataforma completamente certificada para monitorar todos os produtos da Siemens no Brasil e no mundo.


A nova solução desenvolvida pela Claroty oferece visibilidade total dos ativos e do comportamento das redes de OT, IoT, IIoT e IT de maneira passiva sem a necessidade de instalar agentes e sem risco para as operações. A solução é de fácil integração e traz uma abordagem abrangente feita por meio de quatro etapas: a de identificação, que descobre e elimina proativamente vulnerabilidades, configurações incorretas e conexões não seguras; outra de detecção, que implementa a segmentação de rede e gerencia o acesso remoto, aplicando políticas de acesso granular e sessões controladas; uma de proteção, que monitora e detecta continuamente atividades maliciosas e alterações de alto risco ao longo da cadeia de processos para mitigar riscos e prevenir ataques e por fim uma de resposta, que recebe alertas valiosos interpretados para triagem e investigação rápida, e automatiza a resposta usando a infraestrutura de rede existente.


“O aumento de redes e sistemas cada vez mais digitalizados reforça a necessidade das empresas investirem em soluções que protejam seus dados e ativos com o máximo de confiabilidade. Esse lançamento feito em parceria com a Claroty vem para atender a essa demanda por tecnologias mais inovadoras em segurança cibernética”, afirma o vice-presidente da Siemens Smart Infrastructure, Sérgio Jacobsen. 


Além da novidade, a Siemens esteve presente no SNPTEE com um estande, no qual mostrou os principais serviços de seu amplo portfólio para o setor de energia que vai desde tecnologia de proteção e controle de subestação digital, à plataforma Mindsphere para a gestão de dados no segmento.


Veja a seguir as principais soluções apresentadas pela Siemens nesta edição do SNPTEE.


Subestação Digital com Process Bus – Tecnologia de proteção, controle, monitoramento e medição em sistemas de energia elétrica. No evento, a Siemens apresentou as Merging Units da linha SIPROTEC 5, que faz parte da nova geração de relés digitais modulares, flexíveis e inteligentes. Com hardware e software projetados de forma modular e sua ferramenta de engenharia DIGSI 5 de alto desempenho, a família de IEDs SIPROTEC 5 é perfeita para aplicações de proteção, controle, monitoramento e medição em sistemas de energia elétrica, além de estar em total conformidade com a norma IEC61850.


Segurança Cibernética – A segurança cibernética é um dos pilares para a transformação digital, área altamente sensível na qual a Siemens foca sua atuação para garantir um elevado nível de segurança em seus produtos, sistemas, soluções e serviços. O processo de integração e as soluções de segurança cibernética são pautadas em padrões internacionais (ex: IEC 62443, IEC 62351, NERC-CIP, IEC 27K, etc), garantindo assim alta disponibilidade com um alto patamar de segurança.


No evento, a principal solução apresentada pela Siemens para a área foi a nova tecnologia desenvolvida pela startup Claroty, cujo software mapeia e detecta de maneira contínua qualquer instabilidade, comportamento indevido ou ameaça em uma infraestrutura crítica de energia.  


MindSphere – A digitalização das infraestruturas de energia tem aumentado a quantidade de dados gerados no setor e se faz necessário explorar essas valiosas informações com análises avançadas para incrementar a atuação no segmento. Essa tarefa, entretanto, é complexa e a plataforma MindSphere serve de base para criar valor agregado em modelos de negócios, aplicativos, soluções e serviços. Para tanto, a Siemens criou o MindSphere Application Center (MAC) voltado para o setor de energia para suportar operadores de redes de transmissão e distribuição, geradores e comercializadores, indústrias e operadores de infraestruturas no desenvolvimento de estratégias baseadas em dados.


O MAC possibilita à Siemens a aplicar o conceito INaaS (Innovation as a Service) para apoiar os clientes em suas transformações digitais no setor elétrico. Nesse conceito, além do desenvolvimento do software em si, a Siemens fornece todo o caminho para o cliente dentro do processo de co-criação em inovação e geração de ideias para o desenvolvimento da melhor solução digital e posterior manutenção do serviço. Dessa forma, o INaaS tem como objetivo oferecer aos interessados toda a prestação de serviço associada desde o processo de identificação dos requisitos até a geração e manutenção de soluções digitais inovadoras, estando presente com o cliente durante toda a cadeira de valor dele.


Portfólio Azul – A Siemens tem desenvolvido em seu portfólio uma linha de equipamentos de alta tensão até 145 kV que não agridem o meio ambiente. Entre eles estão os disjuntores isolados a vácuo, uma alternativa aos disjuntores isolados em SF6, gás com excelentes propriedades isolantes, mas que em grande quantidade pode estar ligado ao efeito estufa. A empresa conta também com um transformador de instrumentos combinado isolado a “clean air”, eliminando assim o óleo ou SF6 como meio isolante.


Sensformer – O produto visa conectar os transformadores digitalmente para a utilização de dados gerados que vão otimizar as operações e decisões dentro dos negócios de clientes e parceiros. Essa digitalização dos transformadores pode ocorrer em usinas de geração de energia, aplicações industriais ou mesmo na rede elétrica, onde os ativos informarão o status operacional indicando qualquer anormalidade dentro do processo. Com isso, se obtém mais transparência e flexibilidade para lidar com os riscos, e reduzindo os custos.


Um Sensformer contém sensores que vão dar os parâmetros operacionais mais importantes, como nível de óleo, temperatura, corrente de enrolamento de um veículo elétrico e posicionamento do GPS. Para a digitalização dos transformadores, basta inserir um cartão GSM para o envio de dados, sem a necessidade de uma infraestrutura de TI secundária.


Monitoramento de Transformadores – Hoje em dia a necessidade de digitalização da rede, a otimização de rendimento e os custos de manutenção estão desempenhando um papel importante no mercado. Devido a isto a Siemens desenvolveu o SITRAM®TDCM como um sistema online de monitoramento de transformadores tecnicamente avançado e rentável, que proporciona diagnósticos confiáveis de falhas incipientes e suportando precisamente nas necessidades operativas. O sistema conta com uma avançada tecnologia de análise que, quando utilizada com eficácia, ajuda nas estratégias de mitigação de riscos de falha, assim como no uso eficiente dos recursos de manutenção.


Simulação de Sistemas de Potência – O setor elétrico e o setor de utilidades, de forma geral, estão em processo de transformação e os agentes devem adaptar seus processos para continuar atingir seus objetivos de maneira sustentável. Tendências como geração distribuída, energias renováveis e digitalização estão aumentando a complexidade dos modelos de rede e requisitos regulatórios. Profissionais de planejamento e operação precisam de softwares que suportem suas simulações diárias, análises e modelagens.


O Portfolio PSS® provê a engenheiros e operadores de sistemas de potência uma solução confiável de simulação, análise e modelagem, criando verdadeiros gêmeos digitais para transmissão, distribuição e sistemas industriais bem como infraestruturas de gás, água, aquecimento e resfriamento. Os usuários se beneficiam da análise precisa e eficiente do sistema de energia, atendendo aos requisitos técnicos, regulatórios e econômicos do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.