Para que servem Contatores e Botoeiras?

Tramontina Contator TRC1 - 9 a 32A

É difícil imaginar, mas antes do contator ser inventado, ligar uma carga elétrica não era um processo automático. Sistemas de ar condicionado, bombeamento e motores em aplicações residenciais, prediais e industriais precisavam ser ligados e desligados manualmente!

O primeiro contator foi desenvolvido em 1924, abrindo caminho para automatização desses processos. Na sequência do contator vieram o relé térmico, o disjuntor motor, sinalizadores e botões, trazendo maior segurança para os trabalhadores e conforto para os usuários.

Botão Duplo

Hoje, os Contatores e Botoeiras estão em uma série de aplicações elétricas: na indústria estão nos acionamentos de máquinas e equipamentos, no comércio são parte importante de elevadores e escadas rolantes, e até mesmo em residências, pois estão presentes em sistemas de aquecimento, bombas de água, piscinas, climatização, entre outros. A Tramontina comercializa uma linha completa e explica onde e quando utilizar cada um desses componentes:

Relé Térmico – Dispositivo de proteção contra sobrecargas elétricas e falta de fase, que normalmente trabalha associado a contatores de alimentação que comandam motores elétricos, mais usualmente trifásicos. O modelo TRR2 comercializado pela Tramontina evita o sobreaquecimento do motor devido à elevada corrente oriunda do excesso de carga no mesmo.

Disjuntor Motor e acessórios – Trata-se de um dispositivo de proteção termomagnético para manobra e proteção de motores elétricos contra sobrecargas, curto circuito e falta de fase. Os seguintes acessórios fazem parte desta linha: Contato Lateral e Frontal – para monitoramento remoto do estado do dispositivo (On/Off).

Sinalizadores LED TRD16 – Instalados em painéis elétricos, informam a situação de um circuito elétrico associado a ele, como painel energizado, motor ligado, máquina parada, entre outros. Também faz parte desta linha o Sinalizador Sonoro TRD16 que, por meio de um sinal audiovisual (luminoso e sonoro), alerta para a situação de um equipamento parado ou que tenha apresentado algum tipo de avaria.

Botão Seletor com Chave

Botões de Comando TRP2 e acessórios – Ganham as mais diversas funções na montagem de painéis: ligar, desligar, parar, parada de emergência, iniciar um retorno, eliminar uma condição perigosa, entre outras funções de comandos elétricos. A Tramontina comercializa Botões nas versões de Impulso, Seletor (2 e 3 posições), Duplo (liga/desliga), de Emergência, Cogumelo e Botão Seletor com Chave (2 e 3 posições) – podendo ser encontrados com corpo metálico ou corpo plástico. Contempla ainda Bloco de contato, Protetor de silicone e Identificador para Botão de Emergência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.