5 maneiras de economizar tempo ao solicitar equipamentos de média tensão

Por Paulo Henrique Souza*

A eficiência está se tornando cada vez mais o lema dos fabricantes de painéis de energia para ajudar seus parceiros a otimizar o tempo. No ambiente rápido e conectado de hoje, eles precisam demonstrar mais flexibilidade e produtividade para oferecer serviços melhores aos fornecedores e parceiros. Para tanto, eles contam com ferramentas digitais, aplicações e recursos passíveis de serem diretamente incorporados ao design do produto.

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Com esses artifícios, os montadores de painéis que procuram equipamentos de média tensão são capazes de economizar tempo em todas as etapas do processo: desde a seleção e cotação, até a personalização, instalação, operação e suporte, além de documentação útil com armazenamento seguro na nuvem.

Seleção

Websites facilitam a seleção de produtos já disponíveis no mercado para os desenvolvedores de painéis, possibilitando o acesso rápido, eficiente e intuitivo à informação ou ao equipamento pretendido.

Além disso, aplicações 3D concedem a visualização dos produtos com recursos de design de realidade aumentada. O projeto assistido por computador (CAD) e a modelagem de informações de construção (BIM) também ajudam a economizar tempo e proteger o projeto de quadros de distribuição.

Cotação

Os ecossistemas digitais dos fabricantes se expandiram nos últimos anos com ferramentas digitais de configuração e cotação no formato “tudo-em-um”, que realizam pedidos rápidos, com acesso seguro e imediato. Consequentemente, os construtores de painéis conseguem, a qualquer momento, fazer uma configuração on-line rápida; obter informações em tempo real, como preço e disponibilidade; receber imediatamente uma cotação precisa com data de entrega fixa; e gerar automaticamente uma confirmação de pedido.

A economia de tempo é significativa, em comparação com o cenário tradicional (chamar um representante de vendas, aguardar uma cotação e aprová-la). O principal benefício é que, agora, os fabricantes de painéis sabem exatamente quando receberão o produto e, assim, o projeto de construção de painéis é garantido.

Personalização

Para enfrentar as mudanças de última hora causadas por alterações em pedidos, alguns fabricantes estão desenvolvendo um novo modelo de negócios: a personalização.

Os disjuntores são ótimos exemplos, pois é possível que os montadores solicitem um kit que inclui produto e acessórios (como carrinho de estante, braços e clusters e instruções de montagem). Dessa forma, eles têm todos os componentes e habilidades necessários para adaptar os disjuntores de acordo com a necessidade dos clientes. Isso significa que, apesar das mudanças tardias, o projeto de construção de painéis será entregue no prazo. 

Instalação e operação

Tradicionalmente, os montadores devem construir os quadros de distribuição pretendidos e instalar os disjuntores antes de configurar o relé de proteção. É um caminho longo e crítico com risco de erros de configuração no final.

Com produtos modernos, muito desse percurso deve ser simplificado com uma escolha cuidadosa de componentes. Por exemplo, usar dispositivos com conectores destacáveis proporciona que o processo de configuração do relé de proteção seja feito em paralelo à montagem do cubículo ou usando disjuntores personalizados pelo próprio montador do painel.

Esse ecossistema digital completo é útil para manutenção e, com aplicações inteligentes, garante a operação remota e restauração de energia. Até mesmo a exibição do display do relé de proteção, sua IHM – Interface Homem Máquina – na tela do telefone ou tablet é possível.

Suporte

No atual mundo conectado, o uso de QR codes nos produtos concede aos fabricantes aplicações inteligentes para encontrar respostas rápidas a perguntas frequentes, bem como a documentação.
Eles também fornecem um repositório de documentos on-line relacionados ao produto. Além disso, uma nuvem segura possibilita a troca de relatórios e dados, como números de série instalados. 
A combinação desses elementos permite que os fabricantes de painéis sejam mais produtivos. Eles aproveitam ao máximo sua eficiência para se tornar mais rentáveis e melhorar a satisfação do cliente.

*Paulo Henrique Souza é vice-presidente Offer Marketing da Schneider Electric para América do Sul

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