Engerey recebe certificação internacional para produção de painéis de tensão média

A Engerey Painéis Elétricos, empresa curitibana que fabrica painéis certificados e atende a vários nichos de mercados, passou por uma auditoria completa, tanto na parte de produção, como na parte comercial, para receber certificação internacional na produção dos painéis de tensão média SM6 da Schneider Electric.

Na ocasião, a empresa recebeu a visita do consultor técnico responsável pelo Suporte Internacional Nível 1 para parceiros SM6, Serge Mestrallet, e do suporte nacional João Paulo Campini. Na auditoria, foram levados em consideração quesitos como tamanho da planta da indústria, processos na montagem dos painéis e até mesmo a representatividade da Engerey dentro do mercado brasileiro.

Após a minuciosa inspeção, os consultores deram o aval para a Engerey receber a certificação de parceiro SM6-24 KV-NÍVEL-C, o que habilita a empresa a ser credenciada com o selo EcoXpert MV Panel Certified by Schneider Electric.

“O Programa de Certificação de Parceiros EcoXpert foi projetado para gerar uma diferenciação no mercado, aumentando a rentabilidade e as oportunidades em prol da construção de produtos inteligentes e da IoT [Internet das Coisas], que levam maior automação e segurança aos clientes”, explica Fábio Amaral, fundador da Engerey.

Voltado para a indústria, a grande aposta do SM6 é ser um painel conectado e monitorado em tempo real, que, a partir de sensores wireless e autoalinhado Easergy TH110, detecta anomalias nos dispositivos e, a partir do cruzamento de informações, leva a decisões mais rápidas e assertivas.

Entre os tipos de monitoramentos feitos via wireless estão os das condições ambientais, para evitar que altos níveis de condensação ou poluição danifiquem os componentes. Mede-se a umidade, temperatura do ambiente e ponto frio para cálculo do ponto de condensação, e caso algum desses parâmetros esteja fora do esperado, com temperatura elevada, muito baixa e umidade relativa alta, alarmes são emitidos.

Segundo Amaral, todo o diagnóstico e controle do SM6 é possível pela avançada Interface Homem-Máquina (IHM) do produto, que permite a operação via smartphone ou tablet a partir do controle local (Enable), onde a máquina envia informações até 10 metros de distância para o aparelho, ou no modo Cloud (Enable Plus), que, além do monitoramento local, permite o acesso remoto via IoT e algoritmos integrados.

Em relação à arquitetura do painel, atende vários tipos de plantas, pois tem uma arquitetura escalável que permite adaptações ao local de instalação e integração ao transformador, que também pode receber sensores de monitoramento para garantir o funcionamento do sistema todo. O SM6 segue rigorosamente as normas NBR-IEC 6060094 e 62661200, com todos os ensaios e testes requeridos.

Vantagens em ser EcoXpert

Para os clientes, a vantagem de ter um SM6 EcoXpert é a garantia de ter um produto certificado por um especialista do mundo todo, já que esse é um programa mundial da Schneider, que conta com mais de 5 mil EcoXperts espalhados em mais de 80 países.

“A auditoria foi concluída com sucesso e a Engerey está oficialmente credenciada como EcoXpert MV Panel Certified by Schneider Electric. Gostaria de parabenizar toda a equipe envolvida neste processo, projetos, montagem, testes e demais áreas indiretas e, em especial, aos auditores da Schneider”, celebra Fábio Amaral.

A empresa já tinha a certificação EcoXpert LV para produção da linha Prisma, também da Schneider.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.