Construindo o caminho da inovação industrial sustentável
Por Pedro Okuhara*
A inovação industrial sustentável é o processo de desenvolvimento e implementação de novas tecnologias, práticas e estratégias que reduzem o impacto ambiental e aumentam os benefícios sociais e econômicos das atividades industriais, substituindo a inovação convencional orientada para o mercado, e gerando novos modelos de negócios.
Através da inovação, da automação industrial, da análise avançada, da digitalização, da eletrificação e da eficiência dos processos, as operações que sustentam a economia global podem moldar um futuro mais sustentável. Empresas com foco no futuro estão transformando seu modelo de negócios desenvolvendo tecnologias com baixa emissão de carbono e produtos mais sustentáveis, bem como buscam reorientar as cadeias de abastecimento para práticas mais circulares.
Essa transformação na produção industrial é um dos grandes desafios no caminho para a sustentabilidade, visando atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, com foco especial no Objetivo 9, que trata da Indústria, Inovação e Infraestrutura. O Objetivo 9 busca construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização sustentável e fomentar a inovação. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente fala de um “novo paradigma econômico – um em que a riqueza material não é adquirida à custa de riscos ambientais crescentes, escassez ecológica e disparidades sociais”.
Para isso, é preciso implementar políticas e estratégias de mercado que valorizem a redução do impacto ambiental das atividades industriais, priorizando os investimentos em inovação verde. Nesse cenário, a parceria com toda a cadeia produtiva é fundamental, identificando oportunidades para atingir os objetivos de sustentabilidade.
Benefícios são inúmeros
As empresas que adotam os princípios da inovação industrial sustentável certamente obtêm benefícios em toda a cadeia de valor da produção, aumentando a produtividade, reduzindo as perdas de materiais, melhorando o serviço ao cliente e os prazos de entrega, engajando seus funcionários e reduzindo seu impacto ambiental. Estes ganhos podem impulsionar a posição competitiva de uma empresa quando escalados através das redes.
Há uma notável diferença entre as fábricas inteligentes de hoje e as fábricas mais avançadas de uma década atrás. Os avanços em indústria 4.0, automação industrial, dados e análises (big data), inteligência artificial, juntamente com a variedade de soluções e produtos disponíveis no mercado, significam que o setor industrial pode escolher entre centenas de aplicações para melhorar seu modo de operação.
De acordo com a consultoria McKinsey, essas aplicações, quando implementadas com um planejamento adequado, proporcionam retornos mensuráveis. Os estudos da consultoria indicam que é possível alcançar reduções de 30% a 50% no tempo de inatividade das máquinas, aumentos de 10% a 30% no rendimento, melhorias de 15% a 30% na produtividade do trabalho e previsões 85% mais precisas.
No entanto, como destacado e comprovado pelos gestores em suas atividades cotidianas, para que a estratégia de inovação sustentável seja eficaz, é fundamental alocar recursos de forma apropriada, assegurar a viabilidade dos projetos e reportar os retornos do investimento. Estes são elementos essenciais na construção de um ambiente industrial inovador e sustentável. É uma jornada que deve ser prioridade para os líderes de negócios.