Energia solar: economicamente vantajosa e ecologicamente correta
Por Luiz Pacheco*
A energia solar está presente na vida cotidiana dos brasileiros, seja por meio de sistemas instalados em residências, empresas e até mesmo no consumo por assinatura. Isso se deve aos inúmeros benefícios que esta fonte oferece, tanto para o meio ambiente quanto para a economia.
Em um cenário energético em constante evolução, a fonte solar está se tornando a principal opção que pode contribuir para um futuro mais sustentável e gerar economias significativas, sobretudo por ser acessível em escalas reduzidas. Na medida que a tecnologia e a disponibilidade continuam a evoluir, tornam-se claros os benefícios de longo prazo desses investimentos.
Os custos de instalação variam de acordo com a área geográfica, o tamanho do sistema solar e outros fatores, mas os retornos sobre o investimento em projetos residenciais, por exemplo, tendem a ser de 4 a 5 anos, sendo que os sistemas têm uma vida útil de até 35 anos.
A energia solar se estabelece como a principal solução em um mundo que se esforça para atender as metas de descarbonização. Não é apenas um recurso infinito, mas tem o potencial de trazer inúmeros benefícios ambientais. Ao contrário dos combustíveis fósseis, a geração fotovoltaica não emite gases poluentes como: óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), que são prejudiciais à saúde ao meio ambiente, e contribuem para o aquecimento global.
Outro aspecto relevante para o ambiente, é que a energia solar não demanda retenção de rios, construções de barragens ou mineração, sendo a melhor opção para a conservação dos recursos naturais. Os projetos de geração fotovoltaica também têm impacto direto no âmbito social. Na medida em que mais pessoas optam por essa fonte, mais funcionários são necessários para atender à demanda e com isso requer empregos para fabricação, instalação e manutenção. Isso impulsiona um novo mercado de trabalho, fortalecendo a economia. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o setor já é responsável pela geração de mais de 184 mil empregos diretos no Brasil.
A energia solar tornou-se uma alternativa de energia mais econômica e ecológica que pode ajudar a suprir a crescente demanda mundial por eletricidade, reduzindo a dependência de fontes energéticas poluentes e de alto custo. Por meio dela, podemos proteger o meio ambiente e garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações, e ainda contribuir com o cenário econômico gerando empregos.