NR estabelece medidas de prevenção contra incêndios

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de mortes por incêndio, por isso a Norma Regulamentadora 23 (NR 23) é muito importante, sendo responsável por estabelecer as medidas de prevenção nos ambientes de trabalho.

De acordo com Marlon Pascoal Pinto (foto), engenheiro de Segurança do Trabalho e gestor na Engehall, a NR 23 é obrigatória em todos os estabelecimentos, sendo o objetivo principal implementar sistemas e métodos de segurança. “Em primeiro lugar, a NR 23 determina que todas as organizações adotem medidas de prevenção e controle de incêndios. Isso deve ser feito de acordo com a legislação estadual, ou seja, cada estado tem uma regulamentação específica”, afirma.

Marlon Pascoal Pinto
Engenheiro de Segurança do Trabalho e Gestor na Engehall

O especialista alerta que um incêndio nunca acontece do nada. “Os motivos são vários, desde um curto-circuito simples até uma negligência mais grave. Em geral, o fogo é causado pela combinação de três elementos: combustível, oxigênio e fonte de ignição, sendo que o combustível pode ser qualquer material que possa pegar fogo, como madeira, papel, tecido, plástico, líquidos inflamáveis, entre outros”, avisa.

De acordo com Marlon, o principal objetivo da NR 23 é dar às empresas meios para proteger e combater um incêndio, para proteger a integridade física dos colaboradores e preservar seu patrimônio material. “Para isso, ela determina medidas de proteção contra incêndios, uso de equipamentos, treinamentos e práticas para combatê-lo”, diz. “Além disso, as organizações devem orientar todos os colaboradores sobre uso de equipamentos de combate ao incêndio; como agir em cenários de emergência; e dispositivos de alarmes”.

Confira as medidas de prevenção e combate a incêndios exigidos pela NR 23

Sistema de proteção

As organizações precisam ter um sistema de proteção contra incêndios, com diversos sensores espalhados pelo estabelecimento. Dessa forma, quando um incidente acontecer, um alarme é disparado para avisar quem estiver presente no local. 

Saída de emergência

Todo local de trabalho deve ter saídas de emergência suficientes e dispostas de uma forma que facilite o acesso em caso de incidente. Além disso, as aberturas, saídas e vias de passagem devem ser identificadas e sinalizadas indicando a direção da saída. “Da mesma forma, as saídas de emergência devem estar sempre desobstruídas; nunca fechadas à chave ou presas durante a jornada de trabalho; e devem ser equipadas com dispositivos de travamento”, complementa o engenheiro.

Equipamentos de combate ao fogo

Toda organização deve oferecer aos colaboradores equipamentos de combate ao fogo em bom estado de conservação. Hidrantes e extintores de incêndio são exemplos de equipamentos obrigatórios. 

Equipe treinada

O treinamento é uma medida de prevenção essencial, segundo o especialista. “Toda organização deve ter um grupo de colaboradores treinados para lidar com cenários de incêndio. Dessa forma, a equipe pode orientar quais as melhores medidas para combater o incêndio inicial, além de direcionar a evacuação de emergência. Essa equipe deve ser treinada conforme as diretrizes da norma técnica NBR 14.276”, explica Marlon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.