Panorama da adoção de Data & Analytics no setor de energia

Por Rodrigo Strey*

A grande demanda do mercado pelo uso de fontes renováveis e eficiência energética tem impulsionado o cenário atual de energia, demandando inovação e produtividade. Assim, a transformação digital no segmento é um acelerador essencial para a sustentabilidade e competitividade das empresas. 

Uma pesquisa da empresa global de sistemas International and Financial Systems (IFS) aponta que gestores dos setores de energia e utilities têm a atenção cada vez mais voltada para temas da transformação digital. A análise de dados e a inteligência artificial são as áreas que despertam maior interesse. Nesse contexto, o uso e aplicação de Data & Analytics se destaca por incentivar a evolução e o crescimento desse segmento. 

O processo de transformação digital pelo qual muitas empresas de energia vêm passando é impulsionado, dentre vários fatores, pela mudança na cadeia de valor. Adventos como abertura do mercado livre de energia, crescimento do número de veículos elétricos, tecnologias de casas inteligentes, dentre outros, abrem oportunidade para empresas capturarem mais valor, criarem novos produtos e serviços digitais. Ao mesmo tempo, criam novas necessidades, como meios de pagamento personalizados, foco na experiência do cliente e maior atenção à segurança. E a estratégia de dados permeia toda a cadeia, de ponta a ponta, como peça central para o crescimento, preservação da receita e direcionamento estratégico.

Por meio de ferramentas de Data & Analytics as empresas têm insumos para melhorar a tomada de decisão, criar modelos preditivos para previsão e antecipação de demandas e maximizar a utilização de seus recursos. É possível prever possíveis danos a máquinas e equipamentos, sabendo quando determinada peça de um equipamento apresentará falha, por exemplo, e assim, estar preparado para sua revisão ou substituição, não colocando em risco toda a operação da empresa.

As mudanças realizadas no setor de energia elétrica tradicionalmente são limitadas pelas restrições regulatórias a que o segmento está sujeito. Porém, há tendências que vêm impondo uma evolução mais rápida ao setor, conhecidas como “4Ds”, apontadas por um levantamento realizado pela consultoria PwC – Descarbonização, Descentralização, Desagregação e Digitalização.

É possível destacar que a queda no custo de baterias leva ao crescimento da geração distribuída, responsável pelo abastecimento de casas, edifícios e instalações. Além disso, a tecnologia tem permitido que o consumidor tenha acesso a mais informações, como detalhamento do consumo de energia, garantindo a ele maior eficiência energética. 

Com o crescimento exponencial do controle do cliente sobre as decisões de fornecimento de energia local, a personalização em massa surge como uma resposta às necessidades desse consumidor. A partir da análise de dados, as empresas têm a possibilidade de readequar e otimizar recursos que aumentam a percepção de valor pelos clientes.

Nesse contexto, abre-se uma janela de oportunidades no setor que poderá ser aproveitada pelos que estiverem mais bem preparados, como as empresas que conseguirem aliar as tendências trazidas pelos 4Ds a um alinhamento estratégico, capacidades, custos e cultura organizacional.

Na AMcom, ajudamos grandes empresas de energia a criar, evoluir e manter soluções de Data & Analytics que geram maior valor aos negócios e operações. Em um dos casos, uma multinacional enfrentava problemas críticos com uma alta volumetria de dados fragmentados. Dentre os diversos impactos, estavam a baixa produtividade, uma vez que as pessoas tinham que executar tarefas repetitivas; risco com segurança de dados; demora para geração de receita; tomada de decisão insegura, já que havia erros, dentre outros desafios.

Após implementar nossas soluções, além de uma maior produtividade em função de integrações e automatizações, houve ganhos expressivos como 100% de redução de erros nos dados, sistemas para análises preditivas, que permitem gestores olharem à frente e preparar operações para picos de demandas, bem como a redução de 50% no tempo para geração de receitas. 

O movimento tem sido progressivo em direção à digitalização e à inovação no segmento e os benefícios da transformação digital garantem uma abordagem responsável na jornada rumo à energia do futuro. Aqueles que souberem navegar nesse ambiente complexo e aproveitar plenamente o poder dos dados estarão posicionados para liderar e prosperar em um mercado energético em constante evolução.

Aqui na AMcom, nós auxiliamos as organizações a evoluírem nesta jornada, sem a necessidade de terem que implementar um processo complexo ou que inclua a necessidade de investimentos robustos em plataformas tecnológicas complexas. O importante é iniciar o processo e começar a colher os resultados à medida que este caminho é trilhado.

*Rodrigo Strey
Vice-presidente da AMcom, empresa de tecnologia especializada em criar, manter e evoluir soluções personalizadas para a transformação digital de grandes empresas

Créditos: Daniel Zimmermann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O principal evento da américa latina

19 anos de História