Sol para todos: como a tecnologia está transformando o abastecimento energético do país

Por Luca Milani*

Imagine um futuro onde qualquer casa ou empresa pode ser responsável por gerar sua própria energia, reduzindo custos e contribuindo para um planeta mais sustentável. Graças à tecnologia, essa realidade vem se tornando mais palpável a cada dia. Nas duas últimas décadas, os avanços das soluções têm assumido o protagonismo para a expansão da energia sustentável no Brasil e no mundo, sobretudo no ecossistema solar. A inovação no setor permite reduzir desperdícios, aumentar a eficiência e tornar os projetos acessíveis, ampliando seu alcance para novos públicos.

Em 2024, a energia solar cresceu 88% globalmente, ultrapassando a hidrelétrica e a nuclear, tornando-se a quarta maior fonte em capacidade instalada no mundo, segundo a Deloitte. O Brasil vem se consolidando como uma potência dentro desse cenário. Atualmente, a nação já conta com mais de 250 energytechs especializadas no setor solar, liderando com a atração de empresas desse tipo na América Latina. Desde a virada da década, a região captou aproximadamente US$ 800 milhões em investimentos, com o nosso país concentrando 80% desse montante. 

Todos esses esforços e investimentos impulsionam a transformação da geração fotovoltaica em nosso país. O principal desses avanços surge a partir da digitalização e automação dos processos. Softwares de gestão de energia permitem a otimização do consumo e a integração com diferentes fontes, aumentando a previsibilidade e a eficiência energética. 

A redução de custos nos projetos também se tornou possível graças ao avanço das tecnologias. Com a evolução dos painéis solares e a melhoria na eficiência das baterias, a geração de energia solar deixou de ser um investimento exclusivo para grandes empresas, passando a atender também pequenos negócios e projetos residenciais. Atrelado a isso, a popularização do processo de financiamento digital tem permitido também que mais consumidores adotem a fonte renovável, acelerando a transição energética do país em larga escala.

As inovações no setor fotovoltaico estão acelerando a descentralização da geração de energia. Modelos como o de geração distribuída e comunidades energéticas passaram a ser viabilizados por meio de plataformas digitais que conectam consumidores e produtores, garantindo mais eficiência e autonomia para os usuários. Esse novo cenário reduz a dependência das grandes distribuidoras e ajuda no processo de democratização do setor.

Pensando em um futuro próximo, a evolução da energia solar depende da inovação contínua. A partir de novos desenvolvimentos em áreas como armazenamento energético, o uso da IA aplicada à previsão de consumo, além de modelos financeiros mais flexíveis, a tendência é que o setor siga sua expansão dentro da matriz energética brasileira.

Mais do que uma fonte limpa, a energia solar se consolida como fator determinante para a geração energética do Brasil e do mundo. A tecnologia é o grande motor desse desenvolvimento, tornando a produção fotovoltaica mais acessível, eficiente e sustentável. O sol sempre esteve presente. Agora, com a evolução contínua da tecnologia, estamos revolucionando a forma como o mundo gera, distribui e consome energia.

*Luca Milani
CEO e fundador da 77Sol, maior e mais completo ecossistema de energia solar brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.