Guia “Ex” Abendi 2022

Foi lançado pela Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) a Edição 2022 do Guia sobre Atmosferas explosivas – Equipamentos e instalações elétricas e mecânicas.

Este Guia “Ex” 2022 tem por objetivo apresentar informações básicas sobre os requisitos de serviços de classificação de áreas, especificação de equipamentos “Ex”, projeto, montagem, inspeção, manutenção e reparo de equipamentos e instalações em atmosferas explosivas.

As instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas que são executadas em áreas classificadas são caracterizadas por envolverem requisitos específicos dos pontos de vista de segurança, normalização técnica e sistemas de nacionais e internacionais de avaliação da conformidade e de certificação, em função dos elevados riscos presentes neste tipo de instalações industriais com a possibilidade de risco de ignição de atmosferas explosivas. A busca contínua por maiores níveis de segurança industrial, levou diversos países a exigirem certificações cada vez mais rígidas no que tange às empresas de serviços e aos profissionais que atuam em instalações elétricas e mecânicas atmosferas explosivas.

A atual abordagem de certificação com base no “ciclo total de vida” das instalações “Ex” adotada por muitos países do mundo reconhece o fato de que somente a “tradicional” certificação de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” não é suficiente para garantir a segurança das instalações em atmosferas explosivas e nem das pessoas que nelas trabalham. As explosões que são verificadas nestas áreas de elevado risco, com resultados catastróficos para as pessoas, instalações e meio ambiente, resultam em grandes perdas de vidas humanas, em destruição do patrimônio e em grandes desastres ambientais.

Dentre estas empresas das áreas de petróleo, petroquímica, farmacêutica, química, sucroalcooleira, de alimentos e de grãos, pode ser verificado que é também comum a preocupação com que os certificados de conformidade destes equipamentos sejam devidamente arquivados em um sistema de gerenciamento de documentação, geralmente eletrônico, que possa evidenciar certificação dos equipamentos “Ex” instalados.

Este E-Book “Ex” é dirigido a técnicos, engenheiros e demais profissionais envolvidos com as atividades de execução, supervisão ou fiscalização de serviços em equipamentos ou instalações elétricas, de instrumentação, de automação, de telecomunicações ou mecânicas para áreas classificadas contendo atmosferas explosivas formadas por gases inflamáveis ou poeiras combustíveis.

Este Guia “Ex” é destinado a profissionais envolvidos com serviços de classificação de áreas, projeto, montagem, instalação, inspeção, manutenção ou reparos de equipamentos e instalações em áreas classificadas, com base nos requisitos das Normas Técnicas Brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas) e ABNT NBR ISO 80079 (Equipamentos mecânicos “Ex”).

Neste Guia “Ex” é adotada a abordagem da segurança industrial sob o ponto de vista do ciclo total de vida dos equipamentos e das instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas. Nesta abordagem é considerada a necessidade da aplicação da sistemática da avaliação da conformidade não somente para os equipamentos elétricos e mecânicos “Ex”, mas também para a certificação das Empresas de Serviços “Ex” e das Competências Pessoais “Ex” dos profissionais envolvidos na execução, supervisão ou fiscalização de serviços em áreas classificadas de instalações terrestres ou marítimas.

O Guia “Ex” 2022 sobre Atmosferas explosivas – Equipamentos e instalações elétricas e mecânicas aborda os seguintes tópicos:

  1. Objetivo
  2. Prefácio
  3. Introdução
  4. Glossário de termos técnicos “Ex”
  5. Principais Normas Técnicas Brasileiras adotadas sobre equipamentos e instalações elétricas e mecânicas “Ex”
  6. Evolução das Normas Técnicas Brasileiras adotadas publicadas ou revisadas pela ABNT sobre o tema “atmosferas explosivas”
  7. A segurança ao longo do “ciclo total de vida” das instalações elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas
  8. Aspectos gerais sobre serviços de classificação de áreas, projeto, montagem, inspeção, manutenção, reparo e recuperação de equipamentos e instalações “Ex”
  9. Serviços de classificação de áreas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis
  10. Zonas, Grupos e classes de temperatura em áreas classificadas de gases e poeiras
  11. Riscos associados ao manuseio de grãos em atmosferas explosivas de poeiras combustíveis
  12. Eletricidade estática em atmosferas explosivas – Riscos, controle e mitigação
  13. Seleção de equipamentos “Ex” de acordo com EPL (Equipment Protection Level) requerido pela classificação de áreas
  14. Principais características que os equipamentos elétricos e mecânicos utilizados em áreas classificadas devem atender
  15. Passo a passo para a especificação de equipamentos “Ex” para áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis
  16. Equipamentos mecânicos para atmosferas explosivas
  17. A importância dos detalhes típicos no projeto e na montagem de instalações “Ex”
  18. Serviços de inspeção de equipamentos e instalações “Ex”
  19. Exemplos de desvios encontrados em equipamentos e instalações “Ex” durante inspeções
  20. Registro em banco de dados de inventário e gestão de ativos “Ex” e prazos de correção de desvios “Ex”
  21. Serviços de reparo, revisão e recuperação de equipamentos “Ex”
  22. Norma Regulamentadora NR-37 – Segurança e saúde em plataformas de petróleo: Requisitos relacionados com equipamentos e instalações “Ex”
  23. A segurança operacional durante o ciclo total de vida das instalações “Ex” – SGSO “Ex”
  24. A indevida “normalização” dos desvios “Ex”: Como evitar?
  25. O padrão APL e o conceito de redes Ethernet intrinsecamente seguras a dois fios (2-WISE)
  26. O IECEx e a participação do Brasil nos sistemas internacionais de certificação de pessoas, serviços e produtos elétricos e mecânicos “Ex”
  27. Requisitos para a certificação de empresas de serviços de projeto, montagem, inspeção e manutenção “Ex”
  28. Requisitos de certificação de empresas de serviços de reparo e recuperação de equipamentos “Ex”
  29. Primeira empresa brasileira de serviços de inspeção e manutenção de equipamentos e instalações “Ex” certificada no Brasil
  30. Requisitos de competências pessoais para execução e supervisão de atividades em atmosferas explosivas e a importância do profissional certificado
  31. Considerações sobre a atual situação de segurança das instalações “Ex” e pontos de melhorias para evitar acidentes
  32. Considerações gerais sobre a segurança de equipamentos e instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas em atmosferas explosivas
  33. Referências bibliográficas aplicáveis ao tema “Atmosferas Explosivas”
  34. Autores deste trabalho sobre segurança dos equipamentos e instalações elétricas e mecânicas em áreas classificadas

O Guia “Ex” 2022 foi elaborado pelo trabalho compartilhado e colaborativo de sete experientes profissionais envolvidos com o tema “atmosferas explosivas”: André Luiz Cardoso, Ivan Ferreira Pinto, Jamy Alfredy Sampaio, Ricardo Carletti, Roberval Bulgarelli, Rogélio Gôngora da Silva e Sérgio Moises Rausch.

Este Guia “Ex” 2022 está disponível para download gratuito na página da Abendi: https://lp.rlkpro.com/l/TrES96ABF1133

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.