FirstPak colabora com a ABB para transformar a sustentabilidade das embalagens para viagem

Desafio – O crescimento acelerado do mercado de entrega de refeições/alimentos na China gerou mais de 1,6 milhão de toneladas de resíduos plásticos em 2020. Com a promessa do governo chinês de proibir plásticos de uso único até 2025, os produtores de embalagens precisam encontrar novos materiais.

Solução – A FirstPak, produtora de embalagens, está utilizando robôs da ABB para produzir e despachar embalagens degradáveis. Os robôs têm proporcionado um aumento de 100% na eficiência da linha de produção e uma redução de até 30% nos custos de energia.

Aplicação – Uma frota de 200 robôs da ABB é utilizada para manusear diversas operações ao longo da linha de produção de embalagens, incluindo manuseio de materiais, picking e paletização.

O problema dos resíduos plásticos gerados pelo rápido crescimento da indústria de alimentos para delivery, tanto na China quanto globalmente, está criando uma necessidade urgente de reduzir o uso de plásticos descartáveis para atingir metas de pico e neutralidade de carbono e acelerar o desenvolvimento sustentável. Na China, a questão está sendo enfrentada com a introdução de regulamentos que proibirão o uso de plásticos de uso único até 2025.

Para ajudar a atender a essas regulamentações e reduzir a pegada ambiental da indústria de alimentos para viagem, a produtora chinesa de embalagens FirstPak está trabalhando com a ABB para automatizar a produção de uma nova geração de materiais de embalagem degradáveis feitos a partir de resíduos agrícolas.

Fundada em 2018, a FirstPak aproveita a abundância e alta concentração de recursos da indústria de cana-de-açúcar na província de Guangxi para produzir materiais de embalagem degradáveis reciclados a partir do bagaço, que é o resíduo fibroso restante após a extração do suco da cana. O bagaço é comumente utilizado na produção de produtos reciclados, ajudando os fabricantes a encontrar novas maneiras de minimizar o impacto ambiental.

A planta da FirstPak em Laibin processa cerca de 40.000 toneladas de bagaço de cana por ano, das quais 35.000 toneladas são transformadas em produtos acabados. A FirstPak usa o bagaço para produzir várias alternativas às embalagens plásticas de uso único comumente usadas em alimentos para viagem.

A ABB forneceu mais de 200 robôs de alto desempenho para manuseio de materiais, picking e paletização. Com sua velocidade superior, estabilidade e precisão, os robôs ajudaram a FirstPak a melhorar significativamente sua produtividade.

 “Usar os robôs da ABB para carga e descarga, separação rápida e paletização de prensa úmida nos ajudou a alcançar um desempenho mais rápido, estável e preciso, trazendo benefícios para toda a linha de produção”, disse Jiahui Xu, Vice-Presidente da FirstPak. “Desde que começamos a usar os robôs, a eficiência da linha de produção aumentou em 100%, enquanto nossos custos de energia foram reduzidos em 30%.”

Um benefício chave dos robôs foi sua capacidade de lidar com a ampla gama de produtos da FirstPak, que inclui tigelas de papel, pratos de papel, caixas de almoço de papel e outros recipientes usados em alimentos para viagem.

Com a capacidade de serem reprogramados para realizar uma ampla gama de tarefas, os robôs ABB instalados na FirstPak podem lidar com várias etapas do processo de produção. Essa flexibilidade também permite a produção de soluções de embalagem personalizadas, adaptadas para atender a necessidades específicas dos clientes.

A indústria de papel-plástico degradável possui um enorme potencial de mercado, com projeções de crescimento de 6% entre 2023 e 2032, alcançando cerca de US$ 814 bilhões. Como meio de produzir embalagens degradáveis de forma rápida, eficiente e com mínimo desperdício, a colaboração entre ABB e FirstPak pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento da economia circular e na realização da meta de produção sustentável de baixo carbono, tanto na China quanto globalmente.

O sucesso do projeto levou a FirstPak a buscar outras oportunidades para expandir sua operação de produção.

“Planejamos construir uma nova base de produção para expandir nossa capacidade”, disse Xu Zhu, Gerente de Produção e Tecnologia da FirstPak. “Esperamos cooperar ainda mais com a ABB e avançar juntos em direção a um futuro mais verde de desenvolvimento sustentável e de alta qualidade.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.