Inteligência artificial generativa
A Siemens está lançando uma nova funcionalidade de inteligência artificial (IA) generativa em sua solução de manutenção preditiva – Senseye Predictive Maintenance (Manutenção Preditiva Senseye). Usando o ambiente privado de IA da companhia, esse avanço torna a manutenção preditiva mais conversacional e intuitiva. Por meio desta nova versão da Senseye Predictive Maintenance com funcionalidade de IA generativa, as interações homem-máquina e a manutenção preditiva serão mais rápidas e eficientes, aprimorando os recursos comprovados de aprendizagem de máquina com IA generativa.
Sinergia de IA generativa e aprendizagem de máquina
A Senseye Predictive Maintenance usa inteligência artificial e aprendizagem de máquina para gerar automaticamente modelos de comportamento de máquinas para direcionar a atenção e a experiência das equipes de manutenção para onde é mais necessário. Com essa base sólida, agora está sendo introduzida uma funcionalidade de IA generativa que ajudará os clientes a trazer o conhecimento existente de todas as suas máquinas e sistemas e selecionar o curso de ação para ajudar a aumentar a eficiência das manutenções.
Atualmente, os dados da máquina e da manutenção são analisados por algoritmos de aprendizado de máquina e a plataforma apresenta notificações aos usuários em caixas/pop-up estáticos e independentes. Com pouca configuração, a interface de usuário UI) na Senseye Predictive Maintenance trará um novo nível de flexibilidade e colaboração para as empresas. Ela facilita uma conversa entre o usuário, a IA e os especialistas em manutenção: esse diálogo interativo agiliza o processo de tomada de decisão, tornando-o mais eficiente.
Um dos clientes da Senseye que aproveitará a nova capacidade de IA generativa é a BlueScope, uma fabricante de aço australiana.
“A Senseye Predictive Maintenance tem sido mais do que uma ferramenta, é um catalisador para a mudança em nossa organização. A inovadora funcionalidade de IA generativa da Siemens ajudará a acelerar nossos esforços para ampliar o compartilhamento de conhecimento entre nossas equipes globais e continuará a apoiar nossa ambiciosa estratégia de transformação digital”, disse – Colin Robertson, gerente de Transformação Digital, BlueScope.
Da manutenção preditiva à manutenção prescritiva
No aplicativo, a IA generativa pode escanear e agrupar casos, mesmo em vários idiomas, e buscar casos passados semelhantes e suas soluções para fornecer contexto para problemas atuais. Também é capaz de processar dados de diferentes softwares de manutenção. Os dados não precisam ser de alta qualidade para que a IA generativa os transforme em insights: com pouca configuração necessária, considera protocolos de manutenção concisos e notas sobre casos anteriores para ajudar a aumentar o conhecimento interno do cliente. Ao contextualizar melhor as informações disponíveis, o aplicativo é capaz de derivar uma estratégia de manutenção prescritiva.
A nova funcionalidade de IA generativa na solução Software-as-a-Service (SaaS) Senseye Predictive Maintenance estará disponível a partir do segundo trimestre para todos os usuários da Senseye. A combinação de IA generativa e aprendizado de máquina cria uma solução de manutenção preditiva robusta e abrangente que aproveita os pontos fortes de ambos.
Impulsionando a produtividade e a transformação digital
Para a Siemens, introduzir a IA generativa na manutenção preditiva não se trata apenas de aprimorar a tecnologia; trata-se de gerar benefícios tangíveis para os fabricantes. Ao permitir decisões de manutenção mais rápidas e fáceis, aumenta a produtividade, promove a sustentabilidade e acelera a transformação digital em toda a organização. Ele também apoia na escassez de mão de obra qualificada no setor, pois capta e traz à tona o conhecimento especializado da força de trabalho que está envelhecendo. Ao fazer isso, capacita os funcionários menos experientes do chão de fábrica, tornando-os mais eficientes e eficazes em suas funções.
“Ao aproveitar o poder do aprendizado de máquina, da IA generativa e dos insights humanos, estamos levando a Senseye Predictive Maintenance para o próximo nível. A nova funcionalidade torna a manutenção preditiva mais conversacional e intuitiva – ajudando nossos clientes a agilizar os processos de manutenção, aumentar a produtividade e otimizar recursos. Isso representa um marco importante no combate à escassez de mão de obra qualificada e no apoio à transformação digital de nossos clientes”, disse Margherita Adragna, CEO, Atendimento ao Cliente para Digital Industries, Siemens AG.