Novo simulador de distância de parada

O software de simulação e programação off-line RobotStudio®, da ABB, foi atualizado com uma nova função virtual de distância de frenagem do robô, projetada para criar uma simulação exata da distância de parada real de um robô. Permitindo que a distância de frenagem do robô seja calculada com precisão, a função supera a necessidade de adicionar margens de segurança aos projetos de células, permitindo economia de espaço de até 25%. 

Prever exatamente onde um robô irá parar depende de uma série de variáveis, incluindo velocidade, carga útil e a própria inércia do robô. Esses fatores, individualmente ou combinados, podem fazer com que o robô pare fora de sua zona de segurança, às vezes por vários metros. Para compensar a variabilidade nas distâncias de parada, os engenheiros que projetam células de robô tradicionalmente as sobredimensionam para permitir movimento adicional quando o robô para o que usa espaço desnecessário no chão de fábrica. 

A nova função do RobotStudio usa a tecnologia de controle de movimento superior da ABB para prever os movimentos do robô com precisão milimétrica. Isso permite que o movimento exato do robô seja simulado no RobotStudio, permitindo ao usuário determinar o tamanho correto da zona de segurança necessária e a localização ideal dos recursos, incluindo cortinas de luz, cercas de segurança e controladores. 

Para aplicativos que usam o software SafeMove da ABB, os dados na posição final do robô podem ser usados para determinar o tamanho das zonas ‘verde’, ‘âmbar’ e ‘vermelha’ onde o robô continuará trabalhando, desacelerará ou irá parar, dependendo da localização do operador. Isso é especialmente benéfico em aplicações colaborativas em que os operadores precisam ter certeza de que um robô parou, antes de se aproximar dele. 

“Nossa nova função de distância de parada do robô para RobotStudio equipa o usuário com informações sobre os movimentos do mundo real de um robô com um nível de precisão sem precedentes”, diz Antti Matinlauri, líder de Gerenciamento de Produto da ABB Robotics. “Prevendo o comportamento de frenagem de um robô com sua carga útil ajudará os integradores de sistema e usuários finais a economizar tempo e custos, com até 25 por cento de redução na área ocupada quando se trata de projetar e construir uma célula de robô ou configurar uma zona de segurança. Isso ajudará nossos clientes a otimizar seus processos e tirar o máximo proveito de suas soluções de automação”. 

Como um ambiente virtual para programação e simulação de instalações completas de robôs, o RobotStudio permanece incomparável no mercado. Ao permitir que os designs de células sejam demonstrados e testados off-line, pode ajudar a reduzir os tempos gerais do projeto, permitindo que refinamentos sejam feitos antes que uma célula física seja construída. 

A função de distância de parada do robô virtual é um dos vários downloads disponíveis para RobotStudio em https://new.abb.com/products/robotics/robotstudio/downloads.  Para mais informações sobre RobotStudio, SafeMove ou robôs industriais e colaborativos visite https://new.abb.com/products/robotics/pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.