A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) anuncia Luiz Fernando Leone Vianna (foto) como presidente executivo interino da entidade, função que acumula com a vice-presidência do Conselho da ABGD. Vianna é vice-presidente Institucional e Regulatório do Grupo Delta Energia. Ao longo de sua trajetória no setor elétrico, exerceu a presidência da Copel, a diretoria-geral brasileira de Itaipu e a presidência da APINE (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica).

Presidente executivo interino da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD)
“A ABGD tem uma agenda muito objetiva para este ciclo: contribuir tecnicamente para o aprimoramento do ambiente regulatório e ampliar ainda mais o diálogo com agentes públicos e privados, com foco em segurança jurídica, previsibilidade e no avanço responsável da geração distribuída”, afirma Vianna.
A nomeação ocorre após um marco relevante da ABGD, que completou 10 anos de atuação em 2025. Nesse período, a entidade consolidou-se como uma das principais representantes do setor de geração distribuída no País, com participação ativa em debates regulatórios e articulação institucional, além de contribuir para a promoção de um modelo energético mais descentralizado, inovador e sustentável. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geração distribuída soma hoje mais de 44 GW de potência instalada, com cerca de 3,9 milhões de sistemas em operação e aproximadamente 21 milhões de brasileiros beneficiados.
A governança da ABGD para o biênio 2026/2027 é liderada pelo Conselho presidido por José da Costa Carvalho Neto, executivo com sólida e reconhecida trajetória no setor elétrico. Carvalho Neto foi presidente da Eletrobras, presidente da Cemig e ocupou posições de liderança em empresas e entidades do setor de energia no Brasil e no exterior, além de atuar como sócio-diretor da D3 Energias Renováveis.
O Conselho Deliberativo é formado por empresas representativas do setor de geração distribuída, que contribuem para a definição das diretrizes estratégicas da entidade. Integram esse colegiado: Comerc Energia, Bulbe Energia, Órigo Energia, Hy Brazil Energia, Brasol, Atua Sustentabilidade, Athon Energia, Solargrid, Matrix Energia, Thopen Energy, D3 Energias Renováveis, Grupo Delta Energia, GDSUN, AXS Energia, Evolua Energia e Ineer Energia. A ABGD mantém seu compromisso com a defesa técnica, econômica e regulatória da geração distribuída e com o fortalecimento de um sistema elétrico mais moderno, resiliente e descentralizado.