Acordo visa acelerar fonte solar em MG

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (InvestMinas, antes conhecida como INDI) assinaram acordo de cooperação para desenvolver ainda mais a geração de energia por fonte solar no território mineiro.

A iniciativa visa atrair novos investimentos para a região, gerar mais empregos e renda para a população e estimular o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios para empreendedores, além de ampliar o acesso da energia solar aos consumidores residenciais, setores produtivos, agronegócio e setor público no estado de Minas Gerais.

Dentre as prioridades de trabalho em parceria das duas entidades destacam-se: identificar empreendedores do setor solar interessados em investir no estado, compartilhar informações sobre o mercado solar mineiro, avaliar tendências de negócios e aprimorar o ambiente regulatório e legal, além de cooperar em eventos e ações conjuntas.

Para o CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia, a entidade é parceira de longa data de Minas Gerais na construção de projetos e programas públicos para o desenvolvimento da fonte solar.

“Minas Gerais acaba de ultrapassar a marca histórica de 2 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar em operação. Desde 2012, a geração própria e as grandes usinas solares proporcionaram a Minas Gerais a atração de mais de R$ 9,9 bilhões em investimentos, geração de mais de 60 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos”, informa Sauaia.

Ao somar as grandes usinas centralizadas e os pequenos e médios sistemas de geração própria em telhados, fachadas e terrenos, o estado mineiro já possui 2.012,4 megawatts (MW) operacionais, destaca Sauaia.

Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, o avanço da fonte solar no país é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental de Minas Gerais e do Brasil. “A tecnologia fotovoltaica ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeiras vermelhas na conta de luz da população”, comenta.

“A parceria entre a InvestMinas e a ABSOLAR reforça ainda mais as ações que vêm sendo tomadas por ambas as partes visando o incremento da geração de energia solar no Estado e a abertura deste setor para fornecedores de partes, peças, equipamentos e serviços”, ressalta Ronaldo Alexandre Barquette, diretor de atração de investimentos da InvestMinas.

“O estado de Minas Gerais é referência no desenvolvimento da energia solar no Brasil. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, conclui Bruno Catta Preta, coordenador estadual da ABSOLAR em Minas Gerais.

Um comentário em “Acordo visa acelerar fonte solar em MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.