APAE economiza com energia solar

Graças a uma parceria entre a Domínio e o Grupo Estiva, a Apae de Estiva Gerbi ganhou um sistema fotovoltaico que permitiu que a instituição reduzisse seu gasto mensal com energia de R$ 900,00 para R$ 90,00.

Segundo a diretora da entidade, Rosana Pavarin Buoso, em razão da crise que todas as instituições passam no Brasil, a economia com os gastos de energia é essencial para a manutenção das atividades. “Usamos o valor economizado para a complementação da alimentação dos assistidos, na compra de artigos para a oficina e material pedagógico. Sem contar que também trabalhamos com eles questões ligadas à sustentabilidade e, desta forma, temos um grande exemplo a dar”.

Além da economia, a geração de 23,34 MWh do sistema solar da Apae de Estiva Gerbi é o equivalente ao plantio de 12 árvores e evitou que 2,9 toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera.

Com o objetivo de contribuir com o orçamento das instituições beneficentes que não têm condições de instalar um sistema fotovoltaico, a Domínio Solar, empresa integradora de soluções em energia, aderiu também ao Projeto Quilowatt do Bem, que angaria doações de empresas privadas para criar uma distribuição de energia solar no terceiro setor.

A adesão da Domínio Solar ao projeto QuiloWatt do Bem tem como objetivo ampliar ações como esta e contribuir com o trabalho realizado pelo terceiro setor em prol dos que mais precisam. “Queremos que a economia proporcionada por um sistema solar leve um fôlego para as instituições que tanto contribuem com a nossa sociedade. Mais do que uma doação, enxergamos o projeto como uma forma de ajudar a longo prazo, já que a durabilidade dos painéis é em torno de 25 anos”, destaca o CEO.

O QuiloWatt do Bem já está em processo de escolha das instituições que serão beneficiadas.

One thought on “APAE economiza com energia solar

  • 04/04/2021 em 06:01
    Permalink

    O Sol não estratifica e brilha para todos, por isso a geração fotovoltaica terá, em muito pouco tempo, uma disseminação, do bem, incontrolável. As inovações estão em ritmo célere e contribuirá para uma diminuição dos custos do kWh e que cada vez mais será competitivo com a fontes tradicionais de energia, além do que tem aspectos bastante relevantes no que se refere à amigabilidade com o a Mãe Natureza, sendo hoje um pré-requisito indispensável para as fontes primárias de energia. O governo Biden deu um “cavalo de pau” de 180 graus e incluiu na sua agenda, como uma das grandes prioridades, o incentivo à preservação ambiental. A tramitação da resolução 482 no Congresso Nacional deve ter uma ótica que não prejudique e coloque entrevas à sua inexorável expansão. Até somos favoráveis que se cobre pela TUSD mas, não pela TUST. Engenheiro, Professor, Mestre em Ciências de Engenharia Elétrica – Sistema de Potência, Projetista e Consultor em Eficiência Energética e Geração Fotovoltaica.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.