Aparelhos mais eficientes

A Enel Distribuição São Paulo deu início à troca de 1,5 mil geladeiras e 35 mil lâmpadas nos bairros de Perus e Pirituba, Zona Oeste da capital paulista, região que irá receber 150 mil medidores inteligentes na primeira fase do projeto piloto de Smart Meter. Os clientes selecionados receberão os medidores e, com um diagnóstico energético realizado pela empresa, serão identificados aqueles que possuem geladeiras e lâmpadas ineficientes e atendem aos critérios de troca. As ações de eficiência energética demandarão investimentos totais de R$ 3 milhões.

Créditos: Shutterstock

A distribuição de novas geladeiras teve início em fevereiro e será realizada por meio de entregas porta a porta até 30 de abril. A estimativa da companhia é de que as novas geladeiras tenham um consumo de energia 20% menor do que as antigas.

As famílias beneficiadas foram selecionadas após a Enel Distribuição São Paulo realizar uma análise energética em toda região sobre os equipamentos em uso nas residências dos clientes. A desmontagem das geladeiras antigas e tratamento de gases retirados será feita pela concessionária sem acarretar nenhum custo às famílias e serão descartadas corretamente por parceiro do projeto, respeitando a legislação ambiental.

A troca das geladeiras faz parte do projeto Enel Compartilha Eficiência, que atua em 11 frentes diferentes, sendo duas delas voltadas ao consumo consciente e eficiência energética. As ações visam a melhoria da qualidade de vida de famílias de baixo poder aquisitivo, buscando a redução do consumo de energia e conscientização ambiental.

A iniciativa engloba também as orientações sobre o descarte correto dos aparelhos antigos e a reciclagem de materiais, como plásticos, aços, cobres, alumínios, isolamentos térmicos, óleos e compressores. A distribuidora já trocou, nos últimos dois anos, gratuitamente 4,3 mil geladeiras e um milhão de lâmpadas por outras novas e mais eficientes na área de concessão de São Paulo.

A troca de 35 mil lâmpadas comuns por modelos LED faz parte do Enel Compartilha Eficiência, que vai beneficiar cerca de 20 mil clientes da região. Cada consumidor poderá realizar a troca de até seis lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, exceto modelos tubulares, que têm alto consumo de energia, por outras de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos mais antigos.

“Essas ações visam beneficiar as famílias de dois importantes bairros do extremo oeste da cidade. As geladeiras novas, por exemplo, são mais eficientes e ajudam na redução do consumo de energia e na diminuição de emissão de CO2 na atmosfera, um dos gases responsáveis pelo agravamento do efeito estufa”, diz a responsável pela área de Sustentabilidade da Enel Distribuição São Paulo, Solange de Mello.

Todos os colaboradores envolvidos nas ações seguem os protocolos de higiene e segurança para prevenção à COVID-19, como o uso de máscara, luvas, álcool em gel e medição de temperatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.