Centro de Treinamento para eletricistas

Uma parceria entre a Enel Distribuição Goiás, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai resultar, até novembro, em um novo Centro de Treinamento Avançado de eletricistas em Goiás.

Créditos: Shutterstock

O novo Centro de Treinamento fica na Faculdade Senai Ítalo Bologna, em Goiânia, resultado de um investimento de mais de R$ 7 milhões da Enel, com contrapartida de cerca de R$ 3 milhões do Senai. A unidade tem capacidade de atender até 100 alunos por dia em cursos de formação e capacitação de mão de obra para atuar nos mais modernos tipos de rede de energia. 

No espaço está sendo instalada uma rede completa, com toda cadeia de distribuição de energia, desde a alta tensão até os medidores, possibilitando que os principais elementos que compõem a rede ou o sistema possam ser estudados ou visitados. O centro contará com equipamentos modernos de automação de rede, que compõem subestações compactas; aparelhos de telecontrole que possibilitam intervenções na rede de forma remota e até uma sala de realidade virtual, que possibilitará aos alunos a simulação de intervenções na rede e prática de procedimentos de segurança do trabalho. 

“Essa é uma parceria fundamental para a Enel, pois um dos grandes desafios que enfrentamos ao assumir a distribuição de energia em Goiás foi justamente a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada. De 2017 até hoje montamos 23 centros de formação e capacitação de eletricistas no Estado, oito deles em conjunto com o Senai. Neles, 195 profissionais já se formaram gratuitamente e 22 turmas estão em formação, com mais de 500 alunos. Além disso, mais de 3 mil profissionais já foram requalificados dentro dos padrões de qualidade e segurança da Enel”, informa Jose Luis Salas, diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás. Segundo o executivo, o novo Centro de Treinamento vai possibilitar a ampliação do Programa de Formação de Eletricistas, oferecendo mais oportunidade aos goianos. 

Para o presidente da Fieg e do Conselho Regional do Senai, Sandro Mabel, a implantação do Centro de Treinamento Avançado consolida uma parceria importantíssima e promissora entre a Enel e o Sistema Indústria em Goiás. “Com o novo complexo vamos poder capacitar eletricistas de acordo com as novas tecnologias, dar condições para que eles se atualizem, além de ampliar a oferta de mão de obra qualificada. Estamos felizes com esse investimento que é fundamental para o desenvolvimento do Estado”, afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.