Comunidade terá energia solar

O BV, um dos maiores bancos do país, e o Meu Financiamento Solar, maior fintech de crédito para energia solar do Brasil, anunciam parceria com a ONG Gerando Falcões para abastecer com energia solar mais de 240 casas de uma comunidade do São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Essa será a primeira favela da América Latina que contará com placas solares para o fornecimento de energia.

Créditos: Shutterstock

A comunidade foi escolhida para servir como modelo para o projeto da Gerando Falcões chamado de Favela 3D, que busca transformar favelas em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos. Além disso, a iniciativa também busca trazer acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, autonomia da mulher, geração de renda e cultura, esporte e lazer.

No total serão instaladas mais de mil placas solares nas residências e áreas comuns da comunidade que promoverão economia na conta de energia e contribuirão com o meio ambiente.

“Somos parceiros da Gerando Falcões desde o ano passado e desde então já atuamos em conjunto em diversas frentes como educação, empregabilidade e auxílio a necessidades básicas”, afirma Tiago Soares, gerente de Sustentabilidade do banco BV. “Fazer parte de um projeto desse porte é uma grande honra e alia propósitos ESG importantes para o BV: a responsabilidade social com uma solução de energia limpa”.

“Sabemos do potencial transformador da energia solar na vida das pessoas. Com o desemprego e a inflação nas alturas, conseguir gerar renda reduzindo despesas é fundamental para aliviar o orçamento e melhorar a qualidade de vida da população”, afirma Carolina Reis, diretora comercial do Meu Financiamento Solar.

“Uma iniciativa como esta, que vai proporcionar economia na conta de luz para as famílias que vivem na favela, é extremamente importante, em meio a tantas outras iniciativas que estão sendo realizadas para acabar com a pobreza, por meio do projeto Favela 3D. Graças a empresas como o BV, que enxergam além na proposta de soluções inteligentes para colaborar com a nossa luta, é que estamos avançando e chegando cada vez mais perto da nossa missão: colocar a pobreza da favela no museu”, diz Nina Rentel, diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões.

O BV e o Meu Financiamento Solar também contribuirão para a profissionalização dos moradores da comunidade, por meio de cursos técnicos que auxiliam na formação de novos instaladores de placas solares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.