Distribuidora Cummins Brasil desenvolve projeto de fornecimento de energia para Data Center de 60 MW

Com uma torre de exaustão de 24 metros de altura, sem dúvida, este é o maior empreendimento já projetado pela Distribuidora Cummins Brasil (DCB). Ao todo, serão entregues 20 grupos geradores C3000, com o motor mais potente já produzido pela Cummins, o QSK 95, de 95 de litros, totalizando 60 MW de potência, energia equivalente consumida por cerca de 300 residências em condições normais de consumo. O atual projeto é o mais grandioso em termos de infraestrutura do sistema de carenagem acústica já desenvolvido pela DCB, por meio de sua divisão de engenharia e desenvolvimento de geradores e sistemas de energia para o segmento de Data Center.  

20 grupos geradores Cummins C3000 serão entregues para o segmento de Data Center 

De acordo com Heber Jordão, gerente de Power Systems da Distribuidora Cummins Brasil (DCB), “a operação em um Data Center é a espinha dorsal da economia orientada para a informação, armazenamento e troca de dados e, por se tratar de uma condição em missão crítica para as empresas, é de extrema importância que os equipamentos sejam confiáveis, com qualidade superior, além da exigência de vários requisitos para a segurança desses dados”.  

O ponto de partida para o desenvolvimento de um projeto de Data Center é a profunda compreensão das necessidades dos clientes, buscando otimizar e atender de maneira robusta e confiável todos os requisitos do projeto, inclusive com sugestões de aperfeiçoamento quando possível.  

Normalmente, projetos de Data Centers são definidos em regiões com disponibilidade de rede elétrica adequada e uma malha robusta de distribuição. Segundo Jordão, “o escopo ideal fica atrelado e dimensionado às necessidades dos data hall e suas capacidades de segurança e redundância. Desta forma é possível definir o grupo gerador mais adequado e sustentável para a operação”. 

Especialista no fornecimento de equipamentos para projetos sob medida aos seus clientes, além de alta expertise no setor de Data Center, a DCB irá realizar a entrega deste projeto em fases, sendo que as primeiras unidades estão previstas para a partir de abril deste ano e a finalização deve ocorrer até meados de 2025, concluindo a entrega das 20 primeiras unidades de 3 MW cada. 

Para excelência dessa operação, testes de validação de carga, potência, atenuação, vazão de ar, consumo, alarme, infiltração de água, entre outros, foram realizados durante quatro dias consecutivos, colocando o equipamento sob alta demanda de testes devidamente acompanhado pelo cliente.  

E por se tratar da maior infraestrutura do sistema de carenagem acústica já desenvolvida, a DCB reforça o atendimento ao nível de atenuação de 80 dB @ 1 metro deste projeto, além do requerimento do sistema de exaustão de gases de ar quente acima do último nível de construção civil no local, por isso a adoção de uma torre de 24 metros em cada gerador de energia.

“Foi um grande desafio pois trata-se de uma estrutura grandiosa e bastante robusta que precisa garantir a segurança, disponibilidade, integridade e confidencialidade dos dados armazenados. E por meio de um trabalho integrado entre as engenharias da nossa empresa e do cliente, conseguimos com excelência atender a esta aplicação”, finaliza Jordão. 

Usando diferentes tipos de produtos, as soluções da Cummins para o segmento de Data Center produzem baixas emissões e são adequadas para aplicações de energia primária e combinada que garantem operação confiável. A Cummins oferece tecnologia inovadora por meio de sistemas de energia de backup com potências que variam entre 15kVA e 4.375kVA ou 10 kW até 3,5 MW.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O principal evento da américa latina

19 anos de História