Doces com sabor de economia

O gasto com eletricidade costuma estar no topo da lista de custos de um negócio. Por este motivo, a Panificadora e Confeitaria Mafra, localizada em Joinville, Santa Catarina, decidiu implementar um sistema de gerenciamento remoto para controlar suas instalações. Com isso, além de garantir uma redução considerável no consumo de energia elétrica, ainda foi possível dar mais agilidade nas respostas a qualquer alteração, assegurando a qualidade dos produtos armazenados.

FULL GAUGE

O sistema escolhido pela empresa foi o Sitrad, software de administração remota desenvolvido pela Full Gauge Controls, fabricante de controladores para refrigeração, aquecimento e climatização. Em 2016, a Mafra passou a usar a ferramenta para gerenciar uma das suas câmaras frias, controlando a operação do equipamento 24 horas por dia. “O Sitrad nos auxiliou na automação dos sistemas, tornando possível ajustar os ciclos de refrigeração às necessidades e, consequentemente, reduzir nosso consumo. Sem isto seria impossível avaliar e administrar de modo refinado algumas variáveis, entre elas o degelo e os ventiladores, por exemplo”, destaca um dos proprietários, Paulo Roberto Mafra.

Durante a implantação, a empresa contou com o auxílio de um técnico, responsável pelas instalações e configurações dos instrumentos, e da equipe da Full Gauge Controls, que prestou assessoria sempre que necessário. De acordo com o empresário, a facilidade da instalação dos controladores e do software, o suporte técnico diferenciado oferecido pela fabricante, além das vantagens obtidas com o monitoramento, foram pontos importantes para assegurar um processo de implementação rápido e sem grandes custos envolvidos. “O procedimento é simples em comparação aos resultados positivos e benefícios diretos. Por isso, já adquirimos mais seis controladores e planejamos investir em mais cinco sistemas até o final deste ano”, destaca.

Entre os instrumentos utilizados pela panificadora estão o TC-900E LOG, para congelados, e o MT-512E LOG, que possui tanto funções de refrigeração quanto aquecimento. Os produtos são aplicados nas câmaras frias, conservadores na região produtiva, balcões e refrigeradores self service, localizados na área de atendimento da loja. Todas as informações coletadas pelo Sitrad são verificadas pelos proprietários, por meio do aplicativo para celular e de e-mails, a única exigência da ferramenta é que o dispositivo esteja conectado à Internet. Desta forma, a empresa pode responder rapidamente sempre que o software detecta alguma variação indesejada. “No início de julho, por exemplo, recebemos um alarme de temperatura fora dos limites estabelecidos em uma sexta-feira à noite. Pelo celular, pudemos verificar a curva do sistema nas últimas cinco horas. Enviamos uma imagem do gráfico para o técnico de refrigeração e, com isso, identificamos que o compressor estava com problema. Retiramos os produtos do refrigerador ainda durante a noite e às 7h30 da manhã de sábado já estávamos com tudo funcionando. Sem este alarme, acredito que o tempo de reação aumentaria consideravelmente”, evidencia o proprietário.

Situações como esta apontam o papel importante que o gerenciamento remoto possui no monitoramento das informações. O Sitrad, por exemplo, pode ser aplicado em empreendimentos de qualquer porte. Além de não custar nada (o download é feito gratuitamente no site www.sitrad.com.br), possibilita uma operação com mais excelência ao auxiliar na redução do consumo de energia elétrica. E tão importante quanto a economia é a tranquilidade trazida para gerentes e proprietários. Eles sabem que sempre que algo estiver fora dos parâmetros estabelecidos, a equipe irá receber um alarme e poderá responder imediatamente, preservado o que está armazenado de acordo com os mais exigentes padrões do mercado.

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