Eco Resort investe em energia solar
Práticas relacionadas à sustentabilidade têm sido cada vez mais frequentes no hotel Foz do Marinheiro, localizado em Cardoso, interior de São Paulo. Após se tornar um Eco Resort, as ações focadas no desenvolvimento de um turismo sustentável se tornaram ainda mais evidentes. Por isso, a proprietária do hotel, Valéria Foz, resolveu investir em um sonho antigo, que foi a instalação de placas fotovoltaicas.
A energia solar é uma fonte de energia renovável e inesgotável, gerada pela luz e calor que vêm do sol, que é a nossa fonte de energia vital. “Me sinto muito realizada com esta conquista para o hotel, e também para o meio ambiente. O investimento total neste projeto foi de R$ 1,2 milhão”, conta Valéria Foz.
Para atendimento total do hotel foram necessários 452 módulos fotovoltaicos. A instalação foi iniciada em setembro de 2021 com 66 módulos, o que representava 12% do consumo total.
“Na segunda etapa, finalizada neste mês de maio, montamos um sistema com um total de 386 módulos de 545Wp para uma produção média de 28.458,7 kWh/mês. O hotel precisava de uma geração média (considerando o ano de 2019) de 29.528,7 kWh/mês. Hoje ele produz 108,7% de sua energia, com base em um ano típico antes pandemia e ainda tem uma folga de 3.619,9 kWh/mês”, conta o engenheiro eletricista responsável pela obra, Carlos Eduardo Morettin Bereta.
Com todas placas instaladas a usina fotovoltaica começou a produzir por completo. Mas, desde o início da implantação de energia solar no Foz do Marinheiro, já houve resultados positivos para o meio ambiente.
“A energia gerada por meio dos painéis solares no período equivale a redução da emissão de mais de 31 toneladas de CO² (gás carbônico, que é um composto químico gasoso que provoca graves desequilíbrios no efeito estufa do planeta). Além disso, a quantidade de energia gerada pelo sol no hotel também corresponde ao plantio de mais de 1.744 árvores”, finaliza o engenheiro.