EcoPower doa sistema de energia solar para entidade que abriga adolescentes

Com intuito de reaproveitar materiais que seriam descartados e ainda ajudar uma entidade sem fins lucrativos, a rede de franquias de energia solar EcoPower, sediada em Barretos (SP), realizou a doação e instalação de um sistema de energia solar para a Casa Abrigo Menino Jesus, da Fundação Padre Gabriel Correr. A entrega do projeto aconteceu no dia 2 de junho, no bairro Jardim Vale do Verde.

Realizada na Semana Mundial do Meio Ambiente, que ocorre ao longo da primeira semana de junho, a ação deve reduzir em 95% a conta de energia da instituição, que tem capacidade de atender cerca de 20 adolescentes. Com idades entre 12 e 18 anos, os menores acolhidos pela unidade foram afastados do convívio familiar em função de abandonos ou guarda temporariamente impossibilitada por parte dos cuidadores.

Enquadrado como geração distribuída, o sistema doado e instalado pela EcoPower tem potência de 9,9 kWp e irá gerar, em média, 1.200 kWh de energia elétrica por mês para o abrigo. Segundo a diretora da fundação, Tania Diamantino, a doação irá possibilitar uma série de melhorias na qualidade de vida dos jovens.

“Com a economia que vamos fazer, poderemos investir em cuidados dentários, cursos e até mesmo melhorar a alimentação de cada um. Essa ação veio em um momento oportuno e muito delicado que estamos vivendo”, conta Tania.

De acordo com o presidente da empresa, Anderson Oliveira, os materiais são novos, mas devido a pequenas avarias não poderiam estar à venda. Após a realização de testes, eles puderam ser reutilizados e ganharam um propósito melhor. Se validado o modelo da ação social, feito pela primeira vez este ano, ele deverá ser replicado em outras entidades.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontam que, desde o mês de abril, o estado de São Paulo passou a liderar a geração própria de energia solar no Brasil pela primeira vez desde 2012. Atualmente, 13,8% da potência instalada está em São Paulo, com mais de 2,4 GW em operação. Em segundo lugar, Minas Gerais possui 13,7% e, em terceiro, o Rio Grande do Sul conta com 10,8%.

Para Erika Carvalho, gerente de qualidade e ESG da EcoPower, as ações de governança ambiental, social e corporativa nunca foram tão relevantes para as empresas. “A ESG impacta toda a atuação da empresa, desde suas ações de sustentabilidade ambiental até a relação com stakeholders, a transparência frente ao mercado e o desenvolvimento de projetos sociais. Ela nos faz buscar o crescimento, mas de forma sustentável”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.