Ecossistema BYD pronto para reduzir temperatura global

A sigla BYD nasceu da combinação de três palavras em inglês, Build Your Dreams. A junção dessas letras será tão lembrada por gerações atuais e futuras como a principal marca que hoje é sinônimo de algo espetacular. Isso ocorrerá porque a BYD está muito além da comercialização de veículos elétricos e da criação placas solares, mas atua, principalmente, na construção de um planeta melhor.

Iniciada em 1995, na China, pelas mãos do químico Wang Chuanfu, com a missão de combater as mudanças climáticas do planeta e de transformar a energia do sol em movimento, a BYD alcançou sólida experiência na construção de baterias recarregáveis e se tornou uma defensora do desenvolvimento sustentável, expandindo suas soluções dentro e fora do país. O sólido negócio e o vasto conhecimento no segmento de baterias fizeram com que a BYD enxergasse um ecossistema de energia com emissões zero, compreendendo a geração de energia solar, o armazenamento e o transporte eletrificado. Em consonância com os temores e alertas climáticos da última década, a BYD tem a missão de ajudar a reduzir em 1º C a temperatura do planeta.

BYD Energy

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.

Estrutura e investimentos no solar
  • Com a missão de construir um planeta melhor através do fornecimento de soluções com emissão zero carbono e de energia solar, a BYD Energy já atingiu a marca de 2,3 milhões de módulos fotovoltaicos produzidos no Brasil que proporcionam independência energética e que dão à BYD o título de maior fabricante do país. São modelos de fácil instalação, vida útil prolongada e baixa manutenção, que podem ser aplicados em áreas urbanas, rurais, indústrias, comércio, residências, condomínios e usinas.
     
  • Do total da energia gerada no Brasil, a solar tem uma projeção de representar mais de 7% em um curto espaço de tempo. Ou seja, um sinal de que a companhia está na direção de um futuro promissor.
     
  • A empresa comercializa no Brasil os kits solares que envolvem sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras e outras soluções de energias verde com baixa emissão de poluentes.
     
  • Além disso, já investiu R$ 50 milhões em P&De se consolidou como um dos principais players do mercado solar. Parte do recurso é direcionado a estudos realizados em parceria com as principais universidades e institutos do Brasil, como Unicamp, Unesp, CTI Renato Archer, UFSC, Instituto Eldorado, entre outros.
     
  • A área de P&D promove diversos estudos referentes a tropicalização dos módulos para atender os diferentes climas das regiões do Brasil. Além disso, há também todo o cuidado em relação ao transporte dos módulos com as embalagens mais resistentes do mercado, que garantem integridade aos produtos mesmo durante trajetos em más condições.
     
  • A companhia também investiu R$ 7 milhões em equipamentos para sua primeira usina, que conta com uma estação meteorológica completa que é dedicada ao estudo dos mais diversos tipos de módulos fotovoltaicos em solo tropical e que fornece dados a um sistema supervisório central, com um software responsável por unir todas as informações que são monitoradas remotamente.
     
  • Neste ano, passou a oferecer ao mercado o EPC (engineering, procurement and construction), ou seja, o desenvolvimento do projeto de grandes usinas solares do início ao fim. O serviço envolve estudos e dimensionamento para entender a demanda do local, todo o processo de engenharia executiva, planejamento de aquisição, implantação, execução e gerenciamento das usinas.
Chassis de ônibus elétrico
  • A primeira fábrica da BYD Brasil foi destinada a montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP).
     
  • O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode ser até 4 vezes menor do que um ônibus a diesel. Os ganhos ambientais para a cidade são inúmeros. Um ônibus elétrico deixa de emitir 125 mil kg de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 892 árvores. Os ônibus à bateria não emitem gás carbônico, não geram poluição sonora e possuem autonomia para rodar até 250 quilômetros com uma carga de bateria.
     
  • A fábrica da BYD fornecerá chassis de ônibus elétricos para a capital paulista. A fábrica está em obras para aumentar a capacidade produtiva, principalmente com a aquisição de equipamentos e novo layout do prédio.
     
  • Para dar conta da nova demanda, que deve crescer no próximo ano, o número de funcionários na empresa passará de 60 para 150 até dezembro.
     
  • Atualmente há 100 ônibus elétricos com seus chassis rodando em Estados como São Paulo, Ceará, Pará, Paraná e Distrito Federal. No próximo ano, a BYD também vai começar a produzir automóveis elétricos na Bahia.
Caminhões elétricos
  • Os caminhões elétricos da BYD utilizam a primeira bateria que foi especialmente desenvolvida para a eletrificação veicular. A tecnologia exclusiva de Ferro Lítio é o coração dos caminhões, permitindo autonomia de mais de 200Km, total segurança e adaptação perfeita às necessidades da sua frota.
     
  • Cada caminhão BYD 100% elétrico evita, em média, a emissão de 106,9 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 763 árvores por veículo (Considerando 72.000 km rodados/ano).
Empilhadeiras
  • Desde 2009, a BYD investe no setor de empilhadeiras, iniciando sua trajetória com o desenvolvimento da tecnologia e o teste de equipamentos. Para ingressar neste novo mercado, a BYD estabeleceu três objetivos: utilizar baterias de longa duração, buscar economia de energia e proteger o meio ambiente.
     
  • As empilhadeiras BYD são equipadas com as baterias de lítio, que mudaram os hábitos de uso e os cenários de aplicação das empilhadeiras tradicionais. Desde então, as empilhadeiras BYD alcançaram um desempenho de vendas global superior a dois bilhões, comprovando sua qualidade superior.

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