EDP constrói usina solar para Smart Fit

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, por meio da EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da Companhia, concluiu a construção de uma usina solar para a Smart Fit, maior rede de academias da América Latina, em Minas Gerais, no município de Sacramento (MG). A instalação vai gerar 1.699 MWh por ano, energia capaz de atender cerca de 707 residências anualmente. A energia solar produzida abastecerá sete unidades da Smart Fit. O investimento foi de R$ 2,2 milhões.

Graças ao projeto, essas unidades da Smart Fit terão fornecimento de energia 100% solar, o que evitará a emissão de 127 toneladas anuais de CO2, o equivalente ao plantio de 705 árvores. Além do benefício ambiental, as academias terão uma economia de 24,3% na conta de energia, desconsiderando os impostos. A EDP ficará responsável pela operação do empreendimento. O prazo contratual é de 10 anos.

“O mercado da energia solar vem avançando rapidamente no País e seguirá nessa tendência nos próximos anos. Empresas como a Smart Fit estão atentas a esse fato, buscando não só maior previsibilidade e economia em seus gastos com energia elétrica, mas também benefícios ao meio ambiente. Acreditamos nesse modelo de negócio, que seguirá recebendo nossa atenção”, afirma André Pereira, diretor da EDP Smart.

Foco em soluções de energia – A EDP possui uma unidade dedicada à implementação de empreendimentos solares de autoprodução e geração distribuída, sendo a responsável pela construção, operação e manutenção dos sistemas. Desde 2017, já negociou 58,9 MWp em projetos de energia solar – 28,1 MWp já instalados e 30,8 MWp em desenvolvimento.

Neste ano a EDP entregou à Johnson & Johnson, maior companhia de saúde do mundo, sua primeira usina solar na América do Sul. Localizada em uma área equivalente a um campo de futebol na cidade de São José dos Campos, na maior planta fabril em área da companhia, o sistema vai gerar 2 milhões de kWh/ano, com impacto positivo no sistema elétrico e no meio ambiente.

Outro destaque da empresa em 2020 foi a entrega de uma usina de energia solar na modalidade geração distribuída para o Banco do Brasil (BB). O empreendimento, localizado no município de Porteirinha, no norte de Minas Gerais, tem capacidade instalada de 6,5 megawatts-pico (MWp) e vai garantir o fornecimento de energia renovável para 100 agências do Banco no estado mineiro, permitindo à instituição economizar R$ 80 milhões ao longo de 12 anos. Os 19 mil painéis solares instalados têm capacidade de geração de 14 mil MWh por ano, o suficiente para abastecer 5.833 residências com consumo médio de 2.400 kWh/ano. O empreendimento vai possibilitar uma redução de 58% na conta de energia das agências do Banco em Minas Gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.