Energia solar: saiba como fazer a instalação com segurança

O uso da energia elétrica a partir de fontes renováveis – como o Sol – enche os olhos de quem procura por alternativas sustentáveis para inserir em seu negócio ou residência. Entretanto, apesar do mercado solar estar em alta e ser um investimento para o bolso do consumidor, pouco se sabe sobre o processo de instalação e funcionalidade de tal energia. Por estar ligada à eletricidade, é importante estar ciente de alguns riscos a fim de que o uso dessa tecnologia traga apenas benefícios, e não perigo aos usuários.

Por isso, Lucas Troia, diretor comercial da Enphase Energy, fornecedora líder mundial de sistemas de energia solar fotovoltaica, preparou uma lista com 4 regras fundamentais que o consumidor deve seguir para se adaptar à energia solar. Confira:

Créditos: Shutterstock

1 – Estrutura de fixação e reforço do telhado:

Você decidiu instalar energia solar em sua propriedade. Mas e agora? Por onde começar? Não é só a parte elétrica que requer atenção quando falamos em sistema fotovoltaico. Antes mesmo de escolhermos os equipamentos a serem utilizados, devemos levar em consideração a escolha da estrutura de fixação, ou seja, o telhado da propriedade. É necessário estudá-lo detalhadamente para analisar e entender o tipo de telha que será trabalhada e o tipo de fixação de tais telhas, além da comprovação de que o telhado irá sustentar o peso do futuro sistema escolhido.

2 – Aterramento
Outra medida que precisa ser avaliada previamente é relacionada ao sistema de aterramento da propriedade. Alguns inversores precisam ter referência de terra para funcionar e para que os dispositivos de proteção contra surtos atuem de forma correta. Por isso, é importante tanto para o funcionamento do sistema quanto para a segurança e proteção do mesmo que o aterramento seja confiável.

3 – Procure por equipamentos e ferramentas confiáveis
Certo, você já fez os estudos de sua propriedade e está pronto para comprar os equipamentos para a instalação. Muitas vezes, as pessoas optam pela praticidade dos kits prontos, oferecidos pelas distribuidoras. Entretanto, é preciso ficar atento: alguns incluem equipamentos que não são necessários ou até que são necessários e não estão no kit. É importante deixar claro que cada instalação é única e precisa ser analisada conforme as necessidades de cada propriedade e, sobretudo, se tais equipamentos atendem às normas de segurança exigidas.

4 – Cuidados com a instalação e conexões
Apesar de parecer simples, a instalação de tais equipamentos requer bastante atenção para evitar futuros acidentes. As conexões realizadas durante a instalação são uns dos principais motivos que causam acidentes em sistemas fotovoltaicos, como incêndios e choques elétricos. É fundamental que o profissional seja qualificado para realizar tais conexões da forma mais correta possível, utilizando ferramentas e terminais apropriados, assim como conferir a instalação mais de uma vez.

Seguindo esses passos, será possível unir sustentabilidade e segurança em sua propriedade, sendo importante ressaltar que a avaliação de um profissional qualificado é a melhor recomendação para a instalação de equipamentos solares.

2 comentários em “Energia solar: saiba como fazer a instalação com segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.