Energias renováveis: solar ou eólica?

Realizada nos dias 22 e 23 de abril e organizada pelo governo Joe Biden, dos Estados Unidos, a Cúpula do Clima ainda repercute no mundo todo devido às promessas ousadas para combater o aquecimento global. Entre os projetos, líderes de importantes Nações afirmaram estar investindo em energias alternativas e limpas, como a eólica e solar. E por aqui? Qual o atual cenário de produção e distribuição destes tipos de energias?

É consenso dos cientistas que a energia eólica é importante porque é renovável e tem baixo impacto ambiental para a sua geração. Essa fonte de energia também está crescendo muito no Brasil. Em 2020 o Brasil era o 8° país do mundo em termos de potência instalada de energia eólica. No início de 2021, haviam 695 parques eólicos e mais de 8.300 aerogeradores. “Temos uma participação de 10.9% da nossa matriz energética, isso em potência instalada. Há uma previsão para 2025 de aumentar de 10.9 para 12.9’%, ou seja, 2% em 4 anos, passando de 18.482 megawatts para 23.651 megawatts”, explica Edval Delbone, coordenador do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

A energia eólica está bem na frente da energia solar, que também é renovável. Porém, a energia solar tem uma expectativa de crescimento com maior velocidade, mas ainda produz muito pouco, ou seja, enquanto a eólica está em 18.482 megawatts, a solar está em 3.958 megawatts.  Em 2020 o Brasil era o 14° país do mundo em termos de potência instalada de energia solar. Do total da matriz energética brasileira, 1,6% é produzido através de sistemas solares fotovoltaicos.

Qual a diferença entre eólica e solar?

A eólica é mais atrativa economicamente no nordeste e no sul, onde o vento tem uma velocidade bem maior comparado aos demais estados. No estado de São Paulo é possível investir, porém ainda não é atrativo economicamente. Em relação à energia solar, o sol bate no Brasil em qualquer lugar, em qualquer estado a irradiação solar é boa, sobretudo no nordeste.

Portanto, a energia eólica depende do vento, que é mais comum na parte da tarde e de madrugada. Já a solar depende do sol, principalmente do meio dia, onde a incidência é maior e gera mais energia solar. “Ambas são importantes e se complementam. No entanto, ainda não podemos abrir mão de outras fontes de energia firmes, como a usina hidrelétrica, no qual há reservatórios para armazenar água e energia a fim de garantir o abastecimento contínuo, até mesmo no período de estiagem, uma vez que os reservatórios estão cheios de água para produção de energia”, completa o engenheiro da Mauá.

3 thoughts on “Energias renováveis: solar ou eólica?

  • 11/06/2021 em 08:49
    Permalink

    Quem está crescendo mais no momento eólica ou solar?

    Resposta
    • 11/06/2021 em 12:01
      Permalink

      Olá Felipe. Infelizmente não temos essa informação. 👍

      Resposta
  • 11/06/2021 em 05:59
    Permalink

    Não se pode menosprezar qualquer tipo de energia desde que preencha pré-requisito de ser técnica e economicamente viável. Mas, hoje em dia, há uma condição sine qua non! É imprescindível que seja amigável com a natureza. É evidente que as renováveis eólica e solar sofrem a limitação da geração contínua de energia. Mas a tecnologia avança com novidades extraordinárias, com destaque a geração fotovoltaica. Módulos bifaciais; rendimento em franca melhora; capacidade de geração à noite será uma revolução; desenvolvimento de baterias com uma capacidade de armazenagem bem interessante; inversores híbridos etc. No que tange à eólica; venta muito no período seco nas regiões Norte, Nordeste e Sul, o que é uma vantagem extraordinária. Enfim, temos o privilégio de possuirmos um matriz predominantemente renovável. Basta que haja o cumprimento de um planejamento energético condizente, sem influência dos lobbies políticos danosos aos interessantes do país.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.