FazSol fecha acordo para construção de fazendas solares

A FazSol Energias Renováveis, joint venture formada pela operação brasileira da multinacional japonesa Shizen Energy e a incorporadora brasileira Espaço Y, fechou um contrato com a Órigo Energia para a construção de 17 fazendas solares em diferentes localidades do Brasil. Juntos, os empreendimentos somam 33,4 MWp de capacidade instalada, com produção de 65 GWh anual, equivalentes à eletricidade utilizada em 130.000 casas durante um mês ou a 50.000 toneladas de carbono que deixarão de ser emitidas na atmosfera nesse período. A previsão é que os projetos sejam concluídos ainda em 2022.

Créditos: Shutterstock

Os parques solares serão construídos no Distrito Federal (4 locais), Minas Gerais (2 em Vazante) e Ceará (4 em Mombaça, 4 em Independência, e 3 em Pedra Branca), onde estarão localizados os clientes da Órigo Energia e para os quais será fornecida a energia produzida. Esses clientes receberão a energia por meio de um sistema remoto de geração distribuída compartilhada. Com ele, o cliente tem descontada na conta a quantidade de energia gerada e, caso esse recurso supere o valor cobrado, o crédito pode ser usado nos meses seguintes.

Considerando as 17 fazendas solares negociadas e mais 8 em operação, o grupo Shizen Energy e o Espaço Y, por meio da FazSol, já têm parceria em um total de 25 projetos de energia renovável no Brasil. Somando os 8,6MWp em operação atualmente e os 33,4 MWp em processo de implantação, a joint venture irá alcançar, ainda em 2022, 42 MWp de capacidade no País.

“Tem sido muito importante para a Órigo construir parcerias como a desenvolvida com a Shizen. O acordo potencializará a missão da Órigo: democratizar o acesso à energia limpa no Brasil”, afirma Rodolfo Molinari, CBO da Órigo Energia.

“Com a conclusão desse negócio, a FazSol fica mais próxima de atingir um dos objetivos da Shizen Energy aqui no Brasil, que é o de ser um dos líderes no setor de GD e de energias renováveis. Nesse contexto, os 17 projetos representam um aumento de cinco vezes em relação aos nossos empreendimentos anteriores. A companhia está mobilizando investimentos a fim de garantir que a energia renovável chegue ao maior número de pessoas possível, dando mais um passo para tornar o mundo 100% renovável”, enfatiza Bruno Suzart, country manager da Shizen no Brasil.

Com profundo know-how baseado na construção de usinas de energia renovável no Japão, a Shizen Brasil utilizará sua experiência para continuar atendendo às demandas do mercado em território brasileiro, a fim de contribuir para a aceleração da transição de energia renovável e, assim, tornar a sociedade mais sustentável.

Um comentário em “FazSol fecha acordo para construção de fazendas solares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.