Flex anuncia uso de energia 100% renovável em suas fábricas
Desde o primeiro dia de 2024, duas das três unidades brasileiras da Flex, companhia focada em manufatura e tecnologia, passaram a operar totalmente com energia 100% renovável. Com a medida, toda a produção das fábricas de Manaus (AM) e Sorocaba (SP) será produzida com energia solar e energia hidroelétrica proveniente de usinas com certificação internacional I-REC. A ação mostra o compromisso da empresa em reduzir cada vez mais sua pegada de carbono e em garantir uma utilização consciente dos recursos naturais. A iniciativa no Brasil faz parte do compromisso com as metas globais de sustentabilidade da Flex.
“Iniciamos um plano de implementação gradativa em 2022 para alcançar nosso objetivo de 100% de energia renovável. Globalmente, a Flex tem o compromisso de reduzir o escopo 1 e 2 de gases de efeito estufa em 50% até 2030. Entregar grande parte dessa meta já em 1º de janeiro de 2024 é uma conquista enorme, já que estamos falando de grandes unidades fabris, que juntas têm mais de 115 mil metros quadrados de áreas construídas e somam mais de 4 mil funcionários”, afirma Fabio Remiro, gerente de Facilities da Flex Brasil.
Em média, uma unidade fabril da Flex consome cerca de 55MWh por dia, o que significa algo próximo a energia produzida por cerca de 20 mil painéis solares. Para que as fábricas de Sorocaba e Manaus operassem com energia 100% limpa, a Flex contratou fontes hidroelétricas geradas por usinas com certificação internacional I-REC para o volume principal de energia. Além disso, na unidade de Sorocaba, a companhia já instalou 1,2 MW em painéis solares, assim, a fábrica de Sorocaba passou a operar com 12% de energia solar e 88% de hidroelétrica certificada; enquanto em Manaus, a unidade opera 100% com energia hidroelétrica certificada.
Sempre considerando ESG como parte fundamental de sua estratégia de negócio, a Flex conta com mais de 20 anos de investimento em sustentabilidade no mundo todo. A implementação de energia renovável nas fábricas de Sorocaba e Manaus faz parte do programa de objetivos de sustentabilidade da companhia para 2030, que é pensado em escala global para reafirmar o compromisso sustentável e atender à demanda dos clientes com consciência.
A Flex já é reconhecida como um Farol Global de Sustentabilidade pelo Fórum Econômico Mundial e continua a liderar o caminho ao integrar de forma exemplar as tecnologias da indústria 4.0 com práticas sustentáveis. “Ter o reconhecimento do Fórum Mundial como Farol Global de Sustentabilidade ressalta o compromisso da Flex com a excelência operacional e reforça o seu papel importante na redução da pegada de carbono. Com isso, a Flex permanece na vanguarda da manufatura avançada, demonstrando que é possível aliar a sustentabilidade aos mais altos padrões de tecnologia”, conclui Remiro.