Habitat de inovação em energia limpa

A CTG Brasil é a primeira empresa a inaugurar seu Habitat de Inovação no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), em Natal (RN). Uma das líderes em geração de energia limpa no país, a empresa vem ampliando seus investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, buscando soluções inovadoras para os desafios da empresa e do setor elétrico, e que beneficiem o meio ambiente e a sociedade. A ação faz parte de uma grande parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para impulsionar o fortalecimento de pesquisas e projetos em inovação com foco no setor elétrico brasileiro.

Créditos: Shutterstock

Os Habitats de Inovação são ambientes colaborativos para fortalecer o relacionamento com as indústrias, e, no caso deste que está sendo inaugurado, oferece espaço físico vinculado ao Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). O ISI-ER será responsável por compartilhar a infraestrutura e a equipe especializada para que empresas possam identificar e desenvolver produtos e processos inovadores utilizando o habitat. Os resultados esperados são o desenvolvimento local e nacional, com a cocriação de soluções personalizadas em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

“A rede nacional de Institutos SENAI de Inovação é a maior infraestrutura inovativa do país e está totalmente engajada no desenvolvimento de soluções inovadoras que vão ajudar na competitividade do setor elétrico no Brasil. A parceria com a CTG Brasil é fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias em energias renováveis, promovendo conexão com pesquisadores da Europa e China, acelerando as rotas tecnológicas no Brasil”, ressalta o diretor nacional do SENAI, Rafael Lucchesi.

O Habitat de Inovação em Energia Limpa da CTG Brasil irá auxiliar na busca de parcerias com empresas, instituições e startups no Brasil e, posteriormente, pode colaborar para viabilizar parcerias internacionais. A empresa visa atrair soluções com foco em fontes renováveis de energia para novos negócios, comercialização de energia e na cadeia de valor do hidrogênio verde.

“A produção de energia limpa e a inovação estão em nosso DNA e temos investido em parcerias estratégicas, como essa com o SENAI, com o objetivo de impulsionar o ecossistema de inovação e gerar soluções para os desafios da empresa, do setor elétrico e da sociedade, contribuindo também para o desenvolvimento, inclusive científico, do País. Seguimos investindo na matriz hidrelétrica brasileira, com foco na diversificação de nosso portfólio de ativos e na complementariedade das fontes de geração de energia”, ressalta Silvio Scucuglia, diretor de Estratégia e Desempenho Empresarial da CTG Brasil. O habitat do Rio Grande do Norte é o segundo espaço de inovação da CTG Brasil.  A empresa conta ainda com o CTG Brasil Innovation Hub em São Paulo, outro fruto da parceria com o SENAI.

Para o diretor do ISI-ER e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), Rodrigo Mello, a chegada da CTG Brasil é apontada como impulso para que o estado do Rio Grande do Norte se posicione na vanguarda da tecnologia. “É um passo importante em um contexto em que o Brasil, um país de commodities, precisa de produtos com mais valor agregado. E o RN, que é líder em geração de energia eólica, também se posiciona dessa maneira como um estado que contribui para o país entrar na vanguarda internacional da tecnologia em um setor estratégico”, observou.

Um comentário em “Habitat de inovação em energia limpa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.