Itaipu encerra fase de escaneamento 3D da usina

A empresa responsável pelo escaneamento tridimensional da Itaipu finalizou os trabalhos na primeira quinzena de maio. Encerrada essa primeira fase, será possível agora concluir a modelagem 3D de toda a Área Industrial para dar continuidade aos projetos executivos na Atualização Tecnológica da Binacional.

Crédito: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional 

De acordo com Angelo Mibielli, representante da Superintendência de Engenharia no Colegiado de Apoio da Gerência Executiva do Plano da Atualização Tecnológica (PAT), o escaneamento criou uma espécie de retrato tridimensional fidedigno de toda área industrial, incluindo a parte externa. Esse retrato, capturado em formato de uma nuvem de pontos, será convertido em um Modelo da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM, na sigla em inglês), que trará um conjunto de todas as informações referentes à usina, como medidas exatas de todas as dimensões, incluindo metragem de cabos, fibras óticas, tamanhos de máquinas, espaços etc.

Esse modelo 3D digital substituirá os documentos estáticos e permitirá, a partir de agora, uma atualização constante de todas essas informações. “Além de todos os projetos da Atualização Tecnológica utilizarem esta metodologia, que nos permitirá mais agilidade e confiabilidade, todas as outras melhorias que Itaipu for realizar no futuro contarão com este modelo, permitindo projetos mais eficientes e dinâmicos”, destaca Renata de Biasi Ribeiro Tufaile, gerente-executiva do PAT.

O escaneamento durou nove meses e foi realizado em todas as cotas da casa de força, vertedouro e barragem pela empresa BIM Start, subcontratada do Consórcio Modernização Itaipu (CIM), que é o responsável pela execução da Atualização Tecnológica.

A Diretoria Técnica conduziu os trabalhos e o acompanhamento em campo foi realizado pela Superintendência de Obras, com apoio das Superintendências de Manutenção e de Operação. A coordenação foi realizada pela Superintendência de Engenharia. “Este foi um grande trabalho, realizado a muitas mãos, que possibilitou o pioneirismo da Itaipu em ter toda sua casa de força e barragem escaneados. Segundo a BIM Start, foi o maior escaneamento de uma estrutura industrial que se tem notícia até o momento no mundo”, finaliza Renata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.