O maior PPA bilateral de energia solar no Brasil

A Atlas Renewable Energy, líder em energia limpa em toda a América Latina, juntamente da mineradora britânica Anglo American Plc, anunciou a assinatura do maior contrato de compra e venda de energia solar em larga escala no Brasil, com um investimento de 881 milhões de reais.

O fornecimento de energia limpa ocorrerá por meio da usina solar fotovoltaica da Atlas Casablanca, localizada no estado de Minas Gerais, e deve fornecer cerca de 9 TWh no prazo do contrato. A duração do contrato com a Anglo American será de 15 anos e terá início em 2022.

A planta solar da Atlas Casablanca tem uma capacidade instalada de 330 MW com mais de 800 mil módulos. A usina produzirá energia suficiente para abastecer uma cidade de 1.4 milhão de habitantes, de acordo com o consumo médio de uma família brasileira. Esse contrato faz parte da estratégia da Anglo American de usar 100% de energia renovável em suas operações no Brasil a partir de 2022 e faz parte do objetivo de criar uma mina sustentável, que tem como meta reduzir todas as suas emissões de CO2 em 30% até 2030.

A Atlas Renewable Energy apresentará os módulos bifaciais na usina solar Atlas Casablanca, uma tecnologia avançada na geração de energia solar. Esses painéis solares inovadores usam o reflexo dos raios solares dos lados dianteiro e traseiro, melhorando a eficiência da conversão fotoelétrica e, assim, aumentando a geração e a eficiência da usina.

Como parte de seu compromisso com o Estado de Minas Gerais, a Atlas Renewable Energy desenvolverá, com as comunidades locais, planos que contribuam para a melhoria de suas condições de vida. Durante a construção e operação do projeto Atlas Casablanca, diferentes programas de treinamento serão implementados, desenvolvidos especialmente para a força de trabalho feminina, priorizando a contratação de mão-de-obra local.

Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil, comentou: “Com este contrato e o contrato para a construção de uma usina eólica na Bahia, assinado em dezembro, agora obteremos 90% de nossa energia de fontes renováveis, o que levará a uma redução de 40% nas emissões de CO2 associadas às nossas atividades”.

Carlos Barrera, CEO da Atlas Renewable Energy, disse: “A Atlas lidera a nova tendência de fornecer energia limpa diretamente para grandes consumidores de energia. A energia renovável está mudando o modo de fornecer energia limpa e de baixo custo para o grande grupo de empresas que desejam reduzir sua pegada de carbono. A Atlas se orgulha de ser pioneira, mais uma vez, de um PPA solar bilateral em um novo país da América Latina. Nossa equipe foi a primeira a implementar um PPA solar privado no Chile há 8 anos e agora o fazemos no Brasil. Gostaríamos de reconhecer e parabenizar a liderança da Anglo American por seus esforços em se tornar uma instituição mais sustentável”.

Luis Pita, gerente geral da Atlas Renewable Energy para o Brasil, enfatizou: “Este contrato representa uma forte demonstração de compromisso da Anglo American com o uso de energia renovável em suas operações, bem como o compromisso da Atlas em desenvolver contratos bilaterais para o fornecimento de energia limpa a empresas de alto nível que compartilham nossa preocupação ambiental. O projeto Atlas Casablanca será um passo importante em nosso compromisso com o desenvolvimento da geração de energia solar em um estado tão importante quanto Minas Gerais”.

Luis Ballester, diretor comercial da Altas Renewable Energy no Brasil, também comentou: “Este projeto é um exemplo da capacidade da Atlas em criar soluções favoráveis, de baixo custo e personalizadas para parceiros industriais”. Ballester acrescentou: “O setor industrial brasileiro não está apenas ciente da necessidade de maximizar sua eficiência, mas também está preocupado com sua pegada de carbono. É aqui que uma empresa como a Atlas entra em cena, pois temos a experiência e os recursos financeiros para fornecer um diferencial importante para empresas conscientes ao implementar soluções de energia limpa do desenvolvimento à operação”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.