Operação SP Sem Fogo

Os incêndios estão entre as principais ameaças à biodiversidade e à integridade das áreas protegidas, com impacto nas mudanças climáticas. Ainda, de acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), as queimadas são a segunda maior causa de perturbações em linhas de transmissão, podendo ocasionar a interrupção do fornecimento de energia elétrica à população, inclusive, de serviços essenciais, como hospitais e delegacias.

Como mais um passo para combater os incêndios, a ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País e responsável por 94% da energia transmitida no Estado de SP, acaba de firmar acordo com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), para adesão à Operação SP Sem Fogo, que promove ações de prevenção e combate a incêndios florestais.

Com duração de dois anos, o convênio firmado entre a empresa e o Governo foi anunciado no dia 7 de junho pelo governador Tarcísio de Freitas, pelo presidente da companhia, Rui Chammas, e pela diretora-executiva de operação da ISA CTEEP, Gabriela Desirê, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, celebrando a Semana Nacional do Meio Ambiente.

“Podemos atuar mais rápido com o convênio firmado. O período de estiagem demanda de nós esse cuidado especial. A partir de hoje, iniciamos a prontidão para evitarmos as queimadas e as perdas florestais”, declarou o governador durante a cerimônia.

Além de realizar ações conjuntas de prevenção de combate a incêndios florestais nas áreas de influência das linhas de transmissão sob a gestão da empresa, a ISA CTEEP vai oferecer apoio técnico sobre os procedimentos de segurança adotados no combate a incêndios em vegetações próximas às linhas de transmissão, disponibilizar dados sobre as ocorrências de interrupção de energia ocasionadas por incêndios e intensificar campanhas para a divulgação de medidas preventivas.

De acordo com o Decreto 2.661, de julho de 1998, é proibido atear fogo em uma faixa de cinco metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações. Por isso, quem não respeitar a lei está sujeito às penalidades previstas na legislação. Anualmente, a ISA CTEEP já promove campanhas de conscientização com foco na prevenção de queimadas. “A parceria firmada com o Governo reforça o nosso compromisso com a segurança da operação e o cuidado com o meio ambiente. Nos últimos dois anos, investimos quase R$ 50 milhões no combate aos incêndios em áreas próximas aos nossos ativos e o acordo firmado com o Governo reforça e amplia a nossa capacidade de combater esse ato criminoso”, afirma Gabriela.

Serviço

O cidadão pode ajudar. Não atire cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias. Não solte balões, pois soltar balões é crime ambiental. Evite acender fogueiras. Caso seja necessário, cerque a fogueira com pedras e molhe o chão ao redor. Nunca acenda perto de matas e em dias de vento. Clique aqui para acessar mais informações.

Denuncie focos de incêndio pelo 193. E soltura de balões pelo 190 ou Disque Ambiente 0800-113560.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O principal evento da américa latina

19 anos de História