Parque investe em usina solar

O cuidado com o meio ambiente e o futuro das próximas gerações através da sustentabilidade foram os principais motivos que levaram o parque aquático Thermas Water Park São Pedro (SP) a investir em uma usina solar fotovoltaica. Projetada e implantada para usar com eficiência os recursos naturais causando o menor impacto possível ao meio ambiente, ela faz com que o parque deixe de emitir mais de 338 mil toneladas de gás carbônico por ano, o equivalente ao ciclo de oxigênio (fotossíntese) de mais de 2.500 árvores.

Abrigada em uma área de 12.000 metros quadrados, a usina tem capacidade para produção de 1.146.000 kWh/ano, o que significa 60% do consumo próprio que o parque utiliza de energia. Esta energia produzida pelo parque seria suficiente para abastecer 10 casas que gastam 350 kWh/mês por quase 30 anos, o que representa uma economia pelo tarifário atual da companhia de energia em mais de 1 milhão de reais para estas famílias juntas. 

Com tantas melhorias e com objetivo de manter a responsabilidade socioambiental, o projeto de ampliação com a segunda usina solar fotovoltaica já está previsto, o que garantirá o triplo do volume em sua capacidade de produção de energia, já visando a expansão do parque com mais infraestrutura, segurança e diversão, que inclui nova fachada, nova portaria de acesso, estacionamentos com cancelas automatizadas e uma praça gastronômica com espaço para shows e eventos na área externa do parque aquático. Além da entrega no segundo semestre de 2022 da primeira fase do Thermas São Pedro Resort, projeto imobiliário turístico do Grupo J. Andrade com a WAM Brasil e a ABL Prime, e contam com uma das mais conceituadas empresas de construção do país, a MPD Construtora.

Mais sustentabilidade

Outra ação de sustentabilidade dentro do complexo é o Centro de Reciclagem, construído em local apropriado e com máquinas exclusivas, onde todo material coletado é embalado adequadamente para o descarte correto. Ele foi criado com o objetivo de reduzir o impacto dos resíduos produzidos pelo parque e reinserir os materiais recicláveis para serem aproveitados como matéria-prima na indústria conhecida como de transformação. Pratos, latinhas de refrigerantes, talheres e copos descartáveis são alguns dos materiais recolhidos pela equipe de limpeza do parque e direcionados ao centro que é equipado para triagem de materiais como plástico, papel e aço.

2 thoughts on “Parque investe em usina solar

  • 24/03/2022 em 16:26
    Permalink

    Prezados,

    Esses números me parecem incoerentes.
    Não haveria algum equívoco nessas estimativas

    338 mil toneladas de gás carbônico por ano
    capacidade para produção de 1.146.000 kWh/ano
    abastecer 10 casas que gastam 350 kWh/mês

    350 kWh mes X 10 casas = 3.500 kWh/mes X 12 meses = 42.0000 kWh/ano bem distante dos 1.146.000 kWh/ano.
    Além do que 338 mil toneladas de gás carbônico por ano me parece incoerente também pelo simples olhar a planta.

    Resposta
  • 24/03/2022 em 10:38
    Permalink

    É evidente que a energia solar será, junto como hidrogênio, a fonte do futuro bem próximo. Atualmente os clientes preferenciais são os residenciais. Esperamos que haja maior incorporação dos industrais, comerciais e o agronegócio. Temos que ter um cuidado na adoção das designadas fazendas solares para que não tenhamos o uso de terras com grande potencial agrícula para gerar energia foto voltaica. A ainda uma imensurável área de telhados, fachadas e assemelhados para ser explorada. Reconhecemos que se blindar contra a inflação elétrrica é altamente convidativa.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.