Projeto especial

A necessidade de conservação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada em 1717, ou seja, há 303 anos, por pescadores no rio Paraíba do Sul, constituía-se em uma grande preocupação para o Santuário de Aparecida, que necessitava manter com precisão o controle de temperatura e de umidade do nicho, onde fica a imagem da Padroeira do Brasil. Para preservar a imagem, dentro do principal templo religioso da Igreja Católica do País, foi preciso investir na modernização do sistema de climatização.

A confiança adquirida no desenvolvimento de soluções de climatização fez da Newset o grupo parceiro do Santuário, que incorporou no projeto modernas tecnologias da Yaskawa Elétrico do Brasil, multinacional japonesa líder na fabricação de inversores de frequência e servo acionamentos. “Um dos pontos-chave do projeto realizado se refere ao controle da vazão de ar dos condicionadores. Para que pudéssemos atingir tal meta, a opção da Newset foi pelos inversores de frequência da Yaskawa”, enfatiza Felipe Raats Daud, do Grupo Newset. 

A complexidade da obra, dentro de um espaço religioso, envolveu mais de dois anos de estudos e discussões técnicas com a equipe de engenharia do Santuário Nacional de Aparecida, e culminou no desenvolvimento de um sistema com alta segurança e nível de precisão. “Para atingir tal objetivo, pensamos em tanques reservas para acumulação de água gelada, em caso de parada total da Central de Água Gelada; desacoplamento de cargas para controle fino de temperatura e umidade; utilização de tecnologia dessecante para controle de umidade e condicionadores de ar com controle preciso de vazão de ar. Além disso, todos os equipamentos foram projetados em redundância, a fim de garantir a segurança de funcionamento de todo o sistema”, explica Daud.

No projeto, destaca ainda Daud, foram empregados os inversores da Yaskawa, modelo J1000, utilizados para modular a rotação e, consequentemente, controlar a vazão dos condicionadores de ar. “Como o nicho é muito pequeno, com volume de 1,0 m³, houve a necessidade de operar com vazões muito baixas. Assim sendo, a Yaskawa foi essencial para termos esse controle fino da vazão de ar. Para a Newset, a marca é sinônimo de confiabilidade. Seus produtos diferem dos concorrentes por serem robustos, confiáveis e, ao mesmo tempo, de fácil operação”, afirma.

A parceria da Newset e o Santuário Nacional de Aparecida é de longa data, a partir da construção de um hotel dentro do complexo e, posteriormente, a realização de projetos e instalações em diversos sistemas dentro e fora do parque do Santuário, todos relacionados à HVAC.

2 comentários em “Projeto especial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.