Prysmian fornece cabos umbilicais de longo alcance para o projeto PRIO da WAHOO no Brasil
A partir do seu centro de excelência em P&D de especialidades offshore em Vila Velha-ES, a Prysmian desenvolveu cabos umbilicais para o inovador PRIO WAHOO, na Bacia de Campos, que interliga campos a cerca de 30 km de distância a uma FPSO, sigla em inglês para Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência.
Com esta solução, a PRIO conseguiu desenvolver o campo sem a necessidade de uma FPSO adicional, economizando custos e tempo significativos na implementação do projeto.
O cabo umbilical de longo alcance foi fabricado aproveitando estruturas que receberam melhorias significativas recentemente, resultado de investimentos feitos para ampliar a capacidade da planta em Vila Velha.
As melhorias se concentram principalmente no sistema de carrosséis, que evitam emendas durante a instalação e permitem o embarque direto para os carrosséis das balsas de transporte.
A entrega representa um grande passo na capacidade local da Prysmian de atender rapidamente projetos desafiadores, como é o caso dos tiebacks mais extensos.
Ser o primeiro e o maior cabo umbilical de longo alcance já fabricado no Brasil abre uma nova era possibilidades no mercado, como o desenvolvimento de campos maduros e a implementação de novos tiebacks.
Por ser um sistema que reúne tubos de aço de grande diâmetro e conexões híbridas de potência, cabos umbilicais fornecem aos projetos controle hidráulico, injeção química, bem como funções de controle elétrico e de sinalização para o campo.
É apenas uma das inovações de uma abordagem totalmente integrada, “end-to-end”, desde o design até simulações, fabricação, integração e testes gerenciados pela equipe da Unidade de Negócios de Especialidades Offshore da Prysmian no Brasil.